segunda-feira, 31 de outubro de 2011

LULA: PELO SUS NÃO!


Que maldade! Muitas pessoas estão pedindo ao Lula, através da Internet, que ele se trate pelo SUS (Serviço Único de Saúde). Isto, porque ele sempre defendeu o SUS, afirmando e reafirmando que é um excelente serviço público de saúde. Então, seria lógico que procurasse o serviço tão excelente que defende.

     Toda essa excelência, no entanto, demora muito tempo para o primeiro tratamento e essa demora poderia levar à morte o ilustre estadista, que prefere hospitais particulares. SUS é para o povo e Lula não é povo. Nem Lula, nem Dilma nem nenhum deles. Eles estão vários patamares acima do povo.

     Já imaginaram o Lula esperando numa fila do SUS?

     -“Com licença, companheiro, posso passar na sua frente? Eu estou com um tumor maligno na laringe.”

    - “Que coincidência, ex-companheiro de lutas vendidas, eu também estou com um câncer na laringe.”

     - “Mas eu sou o Lula, o Cara, fui presidente e vou ser de novo, depois da Dilma, mas primeiro preciso me curar desse câncer.”

     - “E eu sou um pai de família que ganha salário mínimo.”

     Maldade, não é? Fui pesquisar na Internet para ver como é o atendimento pelo SUS para pacientes com câncer. Não precisava, porque vocês sabem.

     Vejam a matéria do site “Clipping”: “TCU: SUS FRACASSA NO ATENDIMENTO AO CÂNCER” - http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/10/26/tcu-sus-fracassa-no-atendimento-ao-cancer

     “BRASÍLIA. O Ministério da Saúde, responsável pela política nacional de oncologia, tem fracassado nas ações para atender doentes de câncer, enquanto a doença avança no Brasil, com o envelhecimento da população. Conforme o tipo de tratamento, nem a metade dos pacientes que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue assistência. E, num contexto em que o tempo é fundamental para a cura ou a sobrevida, a espera média pela primeira sessão de radioterapia chega a ser desesperadora: mais de três meses. Os dados constam de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

     “Conforme o relatório, as unidades públicas de saúde deveriam ter atendido em 2010 169,3 mil doentes que necessitavam radioterapia, mas só 111,5 mil foram contemplados (65%). No caso das cirurgias oncológicas, os números são ainda piores: de 152,4 mil pessoas, 71,2 mil ou 46% conseguiram passar pelo procedimento. No Rio, os dados são mais dramáticos: só 41% dos pacientes tiveram acesso à radio e 29% às cirurgias.”

     Quanto ao tratamento com quimioterapia, que é o caso do Lula, a mesma matéria diz:

     “No caso da quimioterapia, a situação é inversa. O número de procedimentos é maior que o necessário, fruto do excesso de prescrições. Mesmo quando as sessões não surtem mais efeito, segundo o Ministério da Saúde, os médicos as indicariam por "obstinação terapêutica". Mesmo assim, comparado aos parâmetros internacionais, é longa a espera pela assistência. Em países como Canadá e Reino Unido, a quase totalidade dos doentes aguarda no máximo 30 dias, a partir do diagnóstico, para iniciar o combate ao câncer. No SUS, a primeira quimioterapia é feita em 76,3 dias e a primeira radioterapia, em 113 dias.”

     Pois é. O Lula teria que esperar cerca de 76 dias para começar o seu tratamento com quimioterapia. E o Lula não pode esperar. Nós podemos esperar, ele não.

     Esta é uma democracia de desigualdades iguais. Com exceção dos que tem dinheiro, poder e fama. Para esses, as desigualdades não existem. Todos eles são tratados de maneira igual.

     Já que estava pesquisando, dei uma olhada em outras matérias a respeito e li que alguns acham que pedir ao Lula que se trate pelo SUS é fruto de ressentimento político.

     O psicanalista Enéas de Souza - http://sul21.com.br/jornal/2011/10/cancer-de-lula-e-motivo-de-ataques-ao-sus-e-ao-ex-presidente/ - diz que é uma tentativa da direita conservadora de desconstruir o ‘lulismo’. Talvez seja um bom psicanalista, mas não sabe o que é direita ou esquerda. Diz que o SUS é muito bom e completa com uma frase que poderá ficar histórica: “Mesmo que o SUS fosse deficiente, sendo o Lula como ele é, se ele fosse atendido na rede pública, seria tratado muito bem”.

     Mas o Lula não entraria na fila, seu Enéas?

     Na fila entramos nós. Nós, o povo, que enriquecemos os que não conhecem fila.

     Em 2006, Lula disse que o atendimento no SUS estava perto da perfeição. Lula sempre foi um otimista. Quem tem muito dinheiro costuma ser muito otimista.

     Mas não se preocupem os que temem pela saúde do Lula. Ele tem 80% de chances de se curar. Bem mais chances que aquele pai de família que ainda vai esperar uma média de 76 dias para o primeiro tratamento com quimioterapia.

     Afinal, Lula é o Filho do Brasil.

     Os milhões de brasileiros que só tem o SUS são bastardos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...