terça-feira, 11 de maio de 2010

DUNGA: CRAQUE? NEM PENSAR!



Quando João Saldanha foi convidado para ser o técnico da seleção brasileira, em 1968,  os seus colegas jornalistas perguntaram qual era a sua seleção. Respondeu na hora: tinha dúvidas quanto ao goleiro, ficava entre Félix e Leão, mas achava que o Félix era mais experiente e merecia ser titular. Na lateral-direita, Carlos Alberto era unanimidade; na zaga-central, o melhor, sem dúvida era o Brito, mas como quarto-zagueiro tinha sérias dúvidas, iria testar vários jogadores. Na lateral-esquerda, Rildo era o que mais se destacava, mas também iria testar outros laterais.

     Depois, João Saldanha citou os outros seus titulares do momento: Clodoaldo, Gerson, Rivelino; Jairzinho, Pelé e Tostão. Foi aplaudido. João Saldanha classificou o Brasil nas eliminatórias com aquele time, variando na quarta-zaga e na lateral-esquerda, e, às vezes, testando Dirceu Lopez, Piazza, Ademir da Guia, Paulo César “Caju” no meio-campo, entre outros tantos. Era muito criticado por não achar um quarto-zagueiro titular, mas foi muito sincero ao admitir que o Brasil não tinha um jogador naquela posição à altura dos demais da seleção. O problema da lateral-esquerda estava resolvido: Everaldo aparecia como grande destaque no Grêmio e acabou titular, com Rildo na reserva.

     Então, surgiram os problemas melhores. Quem jogaria como centro-médio? Ele tinha Clodoaldo e Wilson Piazza, os dois melhores centro-médios do país, e não queria deixar nenhum deles de fora. Pensando assim, ele resolveu o problema da quarta-zaga, escalando Piazza para aquela posição e encaixou o time. Piazza jogaria na defesa, mas, também, faria às vezes de segundo centro-médio, apoiando o meio de campo e liberando Clodoaldo para armar e atacar junto com os demais, quando necessário.

     Mesmo assim, foi muito criticado pela imprensa oficial, que, no intuito de desgastá-lo, dizia que estava errado ele colocar tantos jogadores que usavam o pé esquerdo do meio de campo para frente, porque assim o time ficaria “torto”. Esses jogadores eram Gérson, Tostão, Rivelino (às vezes Dirceu Lopes e Paulo César). Ele respondeu que não estava escalando posições, mas jogadores e que aqueles eram os melhores jogadores do país e não poderiam ficar de fora de uma Seleção Brasileira.

     Mas o ditador militar da época, o general Médici, descobriu que João Saldanha era comunista e, às vésperas da Copa de 1970 resolveu substituí-lo pelo Zagalo. Zagalo, bom moço, pegou o time pronto e o melhor que ele fez como técnico foi não mexer no time que o Saldanha tinha montado. E aquele time ganhou a Copa.

     Vejam a diferença para o Dunga. O Dunga sempre foi um centro-médio “trombador”, com pouca técnica, mas daqueles que param o atacante de qualquer maneira, estilo Guiñazu. Ganhou a confiança do Parrera e até participou bem naquela copa que o Brasil venceu nos pênaltis, em 1994. Mas nunca foi mais do que isso.

     Ao contrário do João Saldanha, que gostava de bom futebol e só convocava craques porque – óbvio! – eram craques, o Dunga convocou uma seleção à sua imagem e semelhança, com alguns jogadores um pouco melhores que os outros, mas uma seleção – convenhamos - mais parecida com a seleção da Áustria. A seleção do Dunga poderá até ganhar a Copa, mas não deixará de ser medíocre.

     Se o Brasil ganhar a Copa com esta seleção significará apenas que terá sido uma das piores Copas do Mundo de que teremos notícias, porque as outras seleções terão sido bem piores que a triste seleção brasileira convocada pelo Dunga.

2 comentários:

  1. "O Dunga sempre foi um centro-médio “trombador”
    cara vc assistiu o tetra? foi um trombador que deu o passe para romário em camarões? e o principal ladrão de bolas do time? e o cara que errou menos passes em toda copa? quer um trombador um guinazu esse é mauro silva. dunga é muito parecido com o zito e digo pq já o assiste em ação durante todo um prélio e msm
    clodoaldo tendo um bom desarme e bom passe ele não era craque assim como Dunga, Cerezo, Zito, Andrade, Gilberto Silva, Zé carlos, Kleberson, cesár sampaio o único Craque msm nessa posição foi o Falcão!

    PS:FOI ZAGALO QUE PÓS PIAZZA NO TIME, ESSA ERA A SELEÇÃO DE SALDANHA NA ÉPOCA
    FÉLIX, C.A.(TORRES)*, DJALMA DIAS, JOEL CAMARGO, E RILDO, PIAZZA E GÉRSON, JAIRZINHO, TOSTÃO, PELÉ E EDU

    *PQ DIABOS VCS ACHAM ESSE CARA CRAQUE? ELE APENAS UM BOM E VIRL LATERAL!!

    ResponderExcluir
  2. Sei que tens razão, mas fazer o quê? Fazer poesia então! Qunado puderes, dá uma chgadinha lá no meu blog e vê o poeminha "ilustrado" que fiz sobre o gol do Luís Fabiano. Abrç. Sheila

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...