quarta-feira, 29 de maio de 2013

SEU CHICO E O LULA



- E então, seu Chico, leu a matéria sobre o Lula? Ele disse que não existe político irretocável, probo...

- Li e me surpreendi com a honestidade do qüera. E eu que achava que ele só dizia mentiras!... Nada como um dia depois do outro, como falava aquela senhora sofrida que depois descobriu petróleo no quintal.

- Muito honesto, não é, seu Chico?

- Mas!... Um exemplo a ser seguido! Ainda mais depois que ele virou doutor várias vezes sem nunca ter estudado, por assim dizer... Ou apenas o suficiente para aprender a ler e escrever, pelo que me consta. Deve ser devido a esse exemplo magnífico que ninguém mais roda nas escolas.

- O que é uma vergonha! Dizem que até castigo e expulsão é proibido, para não traumatizar as crianças.

- Tenho comigo que isso de traumatizar é invenção de psicólogo para chamar cliente. E clientes daqueles bem preguiçosos, que gostariam de passar a vida inteira em um céu na Terra; daqueles que, por qualquer coisinha se sentem estressados e que por qualquer outra coisinha um pouco maior se dizem traumatizados.

- E as crianças de escola, seu Chico?

- Pois essas crianças não são aquelas que xingam os professores, fazem bagunça, fumam maconha no recreio e ainda se queixam quando tiram notas baixas?

- Nem todas fumam maconha, seu Chico.

- Eu sei. Tem as que fumam crack, e os traficantes ficam nas esquinas das escolas, observados de perto pela polícia para ver se eles estão vendendo direitinho.

- Mas até que a polícia tem prendido muitos traficantes...

- Se tem!... E o negócio deve ser tão bom que ainda sobrou o suficiente para vender para os dependentes quanto e quando desejarem. Me falaram que até tele-drogas existe. É só ligar e pronto! Tele-entrega bem rapidinho.

- Isso é para os viciados que podem comprar drogas 
mais caras.

- Um novo exemplo de divisão de classes. Viciado classe a, classe b, classe c, d, e por aí vai... Nunca vivemos num Brasil com z tão Z. O depósito de lixo do mundo.

- Não pode ser tanto assim, seu Chico! Deve haver país bem pior que o nosso.

- Ah, deve... Os países da África que estão sendo recolonizados, com poucas exceções, como Angola e Moçambique; os que vivem em guerra permanente contra as invasões de europeus e norte-americanos, no Oriente Médio... E aqui pelos arredores, na América Latina, existe um que outro bem pior que o nosso - o que é de dar pena! Aqui, a educação e a saúde é isso que se vê – ou melhor: que não se vê. E ainda não querem os médicos cubanos.

- Quem não quer são os médicos brasileiros, seu Chico, que fazem medicina para enriquecer e estão com medo da concorrência. Eu li em um site, e aqui está o endereço – operamundi.uol.com.br – que a medicina cubana é das mais avançadas. Tem a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, superando Estados Unidos e Canadá e a expectativa de vida dos cubanos é de 78 anos.

- Pois eu sei que certa vez, em uma entrevista, quando o repórter perguntou ao Fidel Castro qual era a principal riqueza de Cuba, ele respondeu que era o seu povo. E está visto! Olhe só a comparação: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil está em 85º lugar e o de Cuba, em 51º. Sendo que, no mundo, existem 206 Estados soberanos.

- Soberanos, seu Chico?

- Modo de dizer. Sabemos que Cuba é um Estado soberano, independente, e por isso está cercada, boicotada, já o Brasil... O senhor está sabendo que o vice-presidente dos Estados Unidos está no Brasil?

- Estará de férias?

- Férias muito bem remuneradas e com o objetivo de atrair a Dilma – e nós de cambulhada! – para mais perto dos interesses dos Estados Unidos, ou seja, para prestar mais um juramento de vassalagem.

- E precisa de mais um juramento?

- Pois é... Eles querem estreitar os laços... Adivinhe quem fica segurando as rédeas... É uma soberania e tanto!

- Deve ter muito dinheiro envolvido nesses laços estreitos.

- Mas!... Os empresários estão loucos de faceiros! O senhor sabe que este é o governo dos empresários e dos latifundiários. Sem falar nos mensaleiros condenados e soltos, gozando a vida.

- E quando vão prender esse pessoal, seu Chico?

- Acredito que no Dia de Todos os Santos, ou depois da Copa do Mundo, se o Brasil não for campeão, o que é uma impossibilidade. O senhor acha que eles iriam gastar tanto dinheiro a fundo perdido fazendo estádios em tudo o que é lugar e coisa e tal, sem a garantia de vencer a Copa do Mundo? Este é um governo que depende do futebol.

- Então o senhor acredita que Neymar & Cia garantem a Copa pra nós?

- Não se trata tanto daquele menino que adora cabeleireiro, Neymar ou Neymídia... Até joga direitinho, vai pro Barcelona aprender um pouco mais, tem futuro... O que eu quero dizer é que ninguém investe sem certeza de retorno, como fez o PT ao implorar a aliança do Maluf pra eleger aquele do eleitorado gay. Preparando ele para ser Presidente.

- Será, seu Chico?

- Tenho certeza! Mas, por falar em Presidente, lembrei que o Lula, ao dizer que não existe político probo e irretocável poderia estar mentindo.

- Seu Chico, o senhor acabou de dizer que se surpreendeu com a honestidade dele. E esta política brasileira é sinônimo de safadeza, mentira...

- Percebeu? Foi o que eu disse. O Lula é político. Se ele disse que na política não existe gente boa, poderá estar mentindo, porque é hábito de político a mentira. Neste caso, ele induz o povo a pensar que na política existe gente honesta – como o Maluf, por exemplo.

- Mas seu Chico!

- Por outro lado, se ele está mentindo, isso é uma prova de que político é mentiroso e safado, como o senhor lembrou, e que é uma mentira que exista político honesto – sempre guardando as exceções que comprovam a regra. Mas não é que o Lula conseguiu criar uma mentira ou um sofisma em círculo vicioso, o perfeito moto-contínuo da política?

- Deve ser por isso que ele é doutor várias vezes.

- Mas!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...