sábado, 1 de outubro de 2016

ESCOLHA A ROUPA PARA VOTAR




Em processo de reestruturação, o PCB (Partido Comunista Brasileiro) de Bagé, RS, distribuiu à população um pequeno texto sobre as eleições municipais, dividido em duas partes: 1) Manifesto Sufragista; 2) Reflexão Necessária. Vale lembrar que o PCB não concorre às eleições e, portanto, não se trata de propaganda eleitoral. Bagé é a mesma cidade onde o PT (Partido dos Trabalhadores) abdicou de lançar um candidato para Prefeito, preferindo apoiar o candidato do PC do B (Partido Comunista do Brasil – não confundir com PCB); a mesma cidade onde os partidos de centro-esquerda, como o PSOL, PC do B, PT e PDT, decidiram lançar as suas próprias candidaturas, num ato de cordialidade com a direita, que agradeceu a solidariedade – afinal, dizem que estamos numa democracia! -, fez uma coligação com 16 partidos, tendo à frente o PTB (não confundir com o antigo partido de Getúlio Vargas, João Goulart e Brizola) e deverá vencer as eleições com alguma facilidade – salvo cacarecos de última hora. Abaixo, um resumo do texto do PCB.


Termina mais um período de grande hipocrisia, em que inúmeras pessoas subitamente sorridentes, amáveis, cordatas, te visitaram ou abordaram em diversos lugares, revelando-se preocupadas com a tua vida, dispondo-se a ajudar no que for necessário e prometendo que tudo vai melhorar desde que tu passes a alguns dentre eles uma procuração através do teu voto, que, somada a outros milhares de procurações, farão desses escolhidos teus legítimos representantes, e logo após as eleições, já na segunda-feira, conhecidos os resultados das urnas, se eleitos forem...

   É tudo mentira, mas fazer o quê? Deves ter alguma esperança no futuro, ou, mesmo, no presente e é possível que acredites que votar em alguém é o mesmo que apostar na loteria. Quem sabe desta vez vai dar certo? Então, com o teu voto esperançoso e feliz, estarás apostando em A, em B ou em C – quem sabe em D? É um tiro no escuro, mas sempre haverá a possibilidade de que eles, os candidatos, tenham tomado consciência e não estejam concorrendo a um cargo público somente para ganhar mais dinheiro. E ainda que seja assim, o dinheiro em primeiro lugar, talvez imagines que ajudando a eleger um deles um pouco desse dinheiro poderá cair no teu bolso. Afinal, eleição rima com corrupção e se todos roubam, porque não deves participar da festa? 

   Diz a imprensa que é a festa da democracia, e o Tribunal Eleitoral afirma que essa festa depende da tua performance. Mas, antes de votar, faça algumas perguntas a si mesmo. É possível requerer a extinção do mandato do vereador e do prefeito que não cumprir as suas promessas de campanha? Com o teu voto, a miséria, a fome, os preconceitos, as discriminações sociais e econômicas diminuirão minimamente?

   Para que servem as alianças, as coligações, algumas gigantescas, outras pequenas? Certamente não é para desenvolver um plano de governo ideal, e sim para garantir maior tempo de propaganda. E por que os pequenos partidos se aliam com os maiores, senão em troca de cargos? O tempo de propaganda deveria ser dividido igualmente, dando chance a cada candidato para apresentar as suas propostas. Somente assim as eleições poderiam ser chamadas de democráticas. Isso não acontece porque os grandes partidos não permitem, na ânsia de monopolizar e corromper a opinião pública. 

   Observe o que acontece no Brasil. Primeiro, Dilma Roussef deu um golpe no seu eleitor, adotando medidas contra as classes que a elegeram. Em seguida, houve um claro golpe contra a democracia: Dilma foi julgada e condenada por crimes que não cometeu. A Constituição foi rasgada com o respaldo do poder Judiciário. Quanto vale o teu voto?

   Acreditas nas pesquisas, que costumam ser fraudulentas e deveriam ser banidas, porque existem para induzir o eleitor a votar em determinado candidato? Falaste com o teu candidato? O material dele tem alguma proposta escrita? Discursos prontos que prometem mudanças e renovação existem aos montes e são tão vazios como o trabalho que desenvolverá ou já desenvolve o candidato. De falsas promessas deves estar cheio. Qual a roupa que vais vestir no dia das eleições: a do poder popular ou a de palhaço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...