segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CUBA!





No dia 26 de novembro de 1956, o iate Granma, com capacidade para 25 pessoas, partiu do México e efetuou uma travessia de dois mil quilômetros até Cuba, transportando 82 homens, além de 2 canhões, 35 fuzis com mira telescópica, 55 fuzis de assalto, 3 metralhadoras, 50 pistolas, munições e mantimentos. 

   Tudo se perdeu na chegada à ilha. Enfrentando tempestades e sendo atacados pelas tropas de Fulgêncio Batista, escaparam somente 16 guerrilheiros, entre eles, Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raúl Castro. Iniciava-se a revolução cubana com um punhado de homens quase desarmados e sem mantimentos. Refugiaram-se na Sierra Maestra e ali começou a luta com o apoio do Movimento 26 de Julho (mais tarde Partido Comunista Cubano) e, principalmente, do povo cubano. Em 1959 a revolução cubana foi vitoriosa. 

    60 anos depois, Fidel Castro inicia uma jornada para a revolução da eternidade. Cuba fica órfã daquele que conseguiu restituir-lhe a dignidade. A partir de 1959, Cuba teve quatro presidentes da República: Manuel Urrutia, de janeiro de 1959 a julho de 1959; Osvaldo Dorticós, de julho de 1959 a 1975; Fidel Castro, de 1976 a 2006 e Raúl Castro, desde 2006. 

   Antes da revolução, Cuba era o paraíso das multinacionais, dos empresários e banqueiros. Lembrava o Brasil de hoje: o quintal favorito dos Estados Unidos. Após a revolução, paulatinamente o povo foi readquirindo os seus direitos. Fez-se a reforma agrária e a reforma urbana, o sistema de ensino é gratuito desde o primeiro ano e até a formação universitária; a saúde é gratuita em todos os postos e hospitais; todos têm emprego e moradia, o nível de alfabetização é o maior das Américas, restando somente 4% de analfabetos. 

  A Cuba de Fidel ajudou os movimentos independentistas não só na América Latina, como na África, notadamente Angola e Moçambique. Certa vez, perguntado por um jornalista estrangeiro sobre quais eram as riquezas de Cuba, Fidel respondeu que a principal riqueza cubana é o seu povo. 

   Médicos cubanos estão em todos os lugares do mundo, a medicina de Cuba provavelmente seja a mais respeitada do mundo. Foi o primeiro país a descobrir a vacina contra a hepatite C e contra o câncer de pulmão; o primeiro país a bloquear o HIV, através de vacinas que imunizam filhos de portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.  

    Cuba é uma potência em todos os esportes, com a exceção, talvez do futebol: os cubanos preferem jogar xadrez. Cuba desenvolveu-se em todos os setores, não somente na ciência, na educação e nos esportes. As artes, em Cuba, são uma referência para aqueles que desejam luz, mais luz. Apesar do bloqueio econômico promovido pelos invejosos países capitalistas, Cuba é livre. Morreu Fidel, viva Cuba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...