segunda-feira, 15 de março de 2010

EM QUE PAÍS VIVE O LULA?


Todos nós sabemos que o Lula é pernambucano, foi metalúrgico em São Paulo, onde se destacou pela sua liderança e ajudou a fundar o PT e que é o atual presidente do Brasil. Mas, como Presidente é que algumas das atitudes e decisões do seu governo levam a pensar, volta e meia, se ele realmente tem consciência do que está fazendo ou se somente está mal assessorado.



       Penso que não é só isso. O Lula foi cooptado pela direita – isso é óbvio para mim -, mas não somente pela direita do seu partido, aquela tendência que se diz de esquerda e que realmente domina o PT, a Articulação de Esquerda, que está mais para Gironda do que para Montanha...

       O Lula foi cooptado pela direita mundial. A nova geração que assumiu o governo junto com o Lula, deslumbrada pelo Poder, com “P” maiúsculo mesmo, resolveu que o capitalismo é o caminho, porque o Brasil é um país grande, rico e deveria estar entre os países grandes e ricos. E eles junto.
      
        Acenaram para o Lula com um lugar no G-8, o grupo dos oito países mais ricos do mundo e que decidem o destino da humanidade. O Lula ficou todo faceiro, assim como o PT e a base aliada – porque o PT sem essa base aliada não existe como governo. Mas não deu, o G-8 quer continuar G-8 e não G-9. Restou o G-20... que é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Européia. Tá na cara que esse G-20 é a ponta de lança do capitalismo mundial. Aquele grupo promotor do neo-liberalismo econômico, que procura maquiar a pobreza mundial e nos seus respectivos países. E o Lula lá.

       Lembram que uma das primeiras medidas do governo Lula, no seu primeiro mandato, foi instituír o programa bolsa-família? Pois isso é uma das maneiras de maquiar a pobreza sem acabar com ela. É claro que isso foi feito com a maior boa vontade - assim como o Ministério do Combate à Fome e o Ministério do Trabalho e Emprego. 

       O verdadeiro capitalismo tem esses rasgos de compaixão. Não há interesse em acabar com a pobreza, mas em “combatê-la”. Mesmo, porque se a pobreza acabasse no Brasil, este não seria um país capitalista, mas socialista. Mas a palavra “socialismo” hoje é considerada palavrão dentro do PT. Tanto, que os verdadeiros socialistas saíram do PT. Ficou a demagogia, mas não a intenção.

       Mas o Lula... Será que o Lula acredita mesmo que está fazendo o melhor para o seu país? Eu gosto do Lula, acho que é um cara de bom coração e bem intencionado. Mas nunca foi socialista, ele mesmo admite. Acredita na democracia dentro do capitalismo, é apenas um ingênuo. Mas boa gente. 

       Não é como aqueles que – mesmo dentro do PT, que já foi um partido que prometia alguma coisa - sabem que o capitalismo é sinônimo de extorsão e miséria, mas fingem para si mesmos que “não é bem assim”. Não. O Lula simplesmente não sabe de nada disso. Não por falta de inteligência, que ele tem de sobra, mas pela maneira como ele usa essa inteligência na política.

       Acordos, conchavos, participação do Brasil na ocupação do Haiti, desconhecimento da realidade latino-americana e, o que é pior, desconhecimento da realidade do seu próprio país.

       Pois o PT e o Lula não combatiam o FMI? Agora fazem parte dele. Não eram contra as multinacionais? Pois o governo Lula só pensa no capital estrangeiro. Não eram pela erradicação da pobreza? Para eles, isso é sinônimo de bolsa-família. Não eram contra o analfabetismo? Pois o analfabetismo continua. Não eram por uma educação de verdade no Brasil? Nada fizeram a respeito. Não vituperavam a Globo e outras empresas de comunicação do sistema? Pois agora as acariciam.

       Mas o que mais me constrange é perceber que o Lula não se dá conta disso. Por ingenuidade, acredito. Botaram na cabeça do Lula que o Brasil é um país muito rico e que ficará mais rico ainda. E ele acreditou. Ele acreditou e, inclusive, ao que parece, acredita que essa riqueza esteja sendo distribuída para todos os brasileiros. 

       Dia desses ele chegou a dizer que quer “que os pobres também tenham carros”. Todos ficaram estupefatos com essa afirmação, mas o Lula continuou sorrindo. O que mostra que ele nada sabe da realidade brasileira, ou é muito mal informado, ou é demasiado ingênuo, mesmo. Demasiado para um Presidente da República.

       Mas houve coisa pior. Coisas que a gente vê e ouve na televisão e acha bonito. Mas, depois, ficamos pensando...

       Uma delas: o Brasil está disposto a doar 375 milhões de reais para ajudar na reconstrução do Haiti.

       Outra: Lula assinou medida provisória (MP) autorizando o Poder Executivo a doar partes de estoques públicos de alimentos a países necessitados de assistência humanitária, como Haiti, El Salvador, Guatemala, Bolívia, Zimbábue e territórios da Palestina.

       Muito bonito, louvável e nobre, mas...

       Mas, em que país vive o Lula?!

       Se o Brasil tem tanto dinheiro sobrando a ponto de doar para outros países pobres, porque não acaba com a pobreza aqui dentro, primeiro, Presidente?

       Ou acha que os pobres brasileiros já estão com dinheiro sobrando para comprarem carros?

       Neste exato momento, tem milhões de pessoas passando fome no Brasil, Lula, e tu estás enviando dinheiro para outros países!

       Só para a tua informação, meu ingênuo e desinformado Presidente: nosso país é um dos primeiros do mundo em desigualdade social. Aqui, 1% dos mais ricos se apropria do mesmo valor que os 50% mais pobres. A renda de uma pessoa rica é 25 a 30 vezes maior que a de uma pessoa pobre.

       - Temos 53 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, isto é, temos milhões de famílias com renda domiciliar per capita inferior a meio salário mínimo por mês.

       - O Brasil ocupa o 9º lugar em renda per capita. Mas cai para 25º quando se fala em proporção de pobres. Trocando em miúdos, Lula: o país é muito rico, mas essa riqueza vai só para um pequeno grupo no qual tu estás incluído. A desigualdade social é muito grande, Presidente da República, as pessoas passam fome, tem muita miséria.

       Deu pra entender?

       Lê isto, Lula, por favor! E pára de te fazer de desentendido!

2 comentários:

  1. CARO AMIGO
    A sua análise é perfeita.Muito lúcido ao expor aquilo que muitos NÃO QUEREM VER. O POVO...QUE SE LASQUE.
    O que me preocupa é o PT SE JULGAR ACIMA DE TUDO E DE TODOS.
    NA REALIDADE O PT É O LULA.
    Até então, o partido era inexpressivo EM TERMOS NACIONAIS.
    Boa parcela do eleitorado, considerava impossível votar no PT: votaram, não no PT, no Lula.
    Só que mesmo diante da enxurrada de dinheiro que vem sendo despejada pelo Governo Federal, aqueles que conseguem "prever", tornam-se também indignados.
    Parabéns, é isso ai.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fausto. É isso aí mesmo. Quem é Lula? Que está havendo em nosso país, tão repetidamente vergonhoso? Onde a seriedade e a dignidade?
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...