domingo, 21 de agosto de 2011

BELO MONTE: A FAXINA CONTRA A VIDA


O que se esconde por trás da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte – principal razão de Dilma Roussef ter sido eleita? Porque Dilma é a mentora do que ela apelidou de Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como jóia da coroa ou qualquer outro clichê do gênero a construção de Belo Monte.

     Além dos bilhões que o governo está gastando – quase a fundo perdido – com a construção do nefasto monumento à morte, que destruirá a região do Xingu e provocará o maior impacto socioambiental do planeta, destruindo fauna e flora e marginalizando as populações indígenas, qual o segredo de Belo Monte?

     Como pode uma pessoa – representando o pensamento do grupo que se instalou no poder – ter uma mentalidade tão doentia a ponto de desejar a qualquer custo levar avante um projeto que somente provocará destruição e morte?

     Será apenas megalomania, porque se Belo Monte for construída será a terceira maior hidrelétrica do mundo?

     Será porque está tão presa aos interesses do grande capital envolvido na obra, que desistiu de raciocinar a respeito?

     Será apenas pelo seu espírito autocrata, que a impede de ouvir o grito do povo do Xingu, o grito do povo da Amazônia, o grito dos brasileiros menos alienados, o grito dos povos do mundo inteiro que se unem contra a construção do gigantesco mausoléu?

     O que faz uma pessoa pensar que é dona de tudo e de todos e que pode dispor da natureza e das pessoas de acordo com a sua destrutiva vontade?

     Herança da época da ditadura militar?

     No sábado, 20, em diversas capitais do Brasil foram realizados atos contra a construção de Belo Monte. Igualmente, foram confirmados protestos na Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Portugal, México, Inglaterra, Holanda, Escócia, Taiwan, Turquia e País de Gales. A OEA (Organização dos Estados Americanos) já condenou Belo Monte.

     Em Belém, cerca de duas mil pessoas gritavam: “Governo Dilma, mas que vergonha, constrói Belo Monte e destrói a Amazônia!”.

     A manifestação de Belém aconteceu em sintonia com outras realizadas pelo Brasil e por vários continentes. Para o economista Dion Monteiro e membro do Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre, este ato foi uma demonstração pública de indignação e repúdio em escala mundial contra esta mega ação destruidora, planejada pelo governo da presidenta Dilma Rousseff, “No mundo todo, as pessoas e as organizações estão unidas contra este projeto de destruição e morte que é Belo Monte. O governo vai ter que ouvir a população da Amazônia e a população do mundo todo dizendo Pare Belo Monte!”.

     Para o arquiteto e professor Edmilson Rodrigues, deputado estadual do Pará, Belo Monte é uma ameaça para a conservação da sociobiodiversidade da Amazônia, “É bonito ver a humanidade, é bonito ver os lutadores do povo no mundo inteiro, em todos os países, dizendo não a Belo Monte, dizendo não aos grandes projetos que alavancam as riquezas nas mãos de poucos e, ao mesmo tempo, produzem desgraça, assassinatos, prostituição infantil, enfim, ampliam as profundas desigualdades sociais. O Brasil e o mundo dizem não a Belo Monte. O povo paraense diz: Pare Belo Monte!”.

     Marcos Mota do Fórum da Amazônia Oriental avalia que as ações de protesto que ocorrem pelo mundo ajudam a esvaziar o discurso falacioso do governo, “De fato, a usina causará um impacto social e ambiental sem precedente na região e entre habitantes locais.”

     O povo grita, mas o Governo finge ignorar. O que há por trás dessa ignorância oficial?

     Por que os grandes meios de comunicação – como Globo, Bandeirantes, SBT, Record – também fingem ignorar o que está acontecendo na Amazônia e o desastre que a construção de Belo Monte provocará?

     Por que os deputados e senadores – com exceção de alguns poucos – fingem que tudo vai bem no Xingu?

     O que está escondido por trás da construção de Belo Monte?

     Por que a presidente – que se diz democrata e contra a corrupção – está a favor da corrupção da natureza?

     Existem faxineiras que, no afã de limpar, tiram tudo do lugar, quebrando algumas coisas, destruindo irremediavelmente outras e, ao fim do dia, ainda exigem o seu pagamento.

     Que tipo de faxina é a da Dilma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...