terça-feira, 9 de outubro de 2012

DE LAVADA





Seu Chico estava quieto, observando a chuva sob a aba daquela construção eternamente inacabada do Consórcio, ali perto do quiosque da dona Neusa, onde se toma o melhor cafezinho de Bagé, quando eu me aproximei, cumprimentei e fui logo perguntando:

     - Votou bem, seu Chico?

     - Muito bem! E o senhor?

     - O mesmo, seu Chico. Desta vez até parece que foi fácil, apesar de toda a barulheira.

     - Mas por demais! Por demais a barulheira e por demais a diferença na votação. Surpreendeu todo mundo. Mas eu tenho uma teoria a respeito.

     - E qual é essa teoria, seu Chico?

     - Pra bem da verdade é uma teoria que pode ser dividida em duas partes. A primeira, é que não se deve fazer passeata da vitória na véspera da eleição. Dá azar. Essa coisa de ficar dizendo que já ganhou, já ganhou, atrai más influências, quando não provoca dores estomacais. Outra coisa que pode provocar é excesso de adrenalina. O senhor sabe que todo excesso pode ser prejudicial. Daí que o eleitorado da dita coligação de oposição dormiu nas palhas depois da tal de passeata da vitória.

     - E esqueceu de votar no dia seguinte?

     - Não exatamente. Veja o senhor que quem comemora antes acredita tanto na vitória que quando vai votar está tão faceiro que é capaz de errar o número do candidato.

     - Eu não tinha pensado nisso... E a outra parte da teoria?

     - Pois veja a seca que estava, todo mundo pedindo água pro vizinho para poder tomar mate e não é que deu pra chover justamente no dia da eleição? Diz-que o Prefeito, que já foi seminarista, tem lá os seus tratos, as suas ligações, até as suas benquerenças com o pessoal lá do Céu – o que não é pra duvidar, porque numa hora dessas não se duvida de nada. Há quem afirme que ele teria prometido chuva, se eleito fosse. E na hora que o povo sai pra votar... - olhe o aguaceiro!... E segue chovendo de entortar torneira e afogar peixe. O que o senhor acha?

     - Não dá pra desdenhar dessa teoria, seu Chico. Com certeza tem lá o seu pouco de verdade. Mas e agora, seu Chico? Passaram as eleições, todo mundo já está se acomodando aos eleitos e reeleitos, alguns choram, outros fazem festa... Daqui a pouco, nada mais é lembrado... Como fica o povo?

     - É o que eu me perguntava, ou perguntava pra chuva, quando o senhor me encontrou. E tenho comigo que o povo vai ficar esperando outro momento de grande barulho, se entretendo com futebol, novelas e outras coisitas que ajudam a levar a vida. E assistindo e torcendo...

     - Torcendo para os seus times?

     - Isso também, e principalmente torcendo para que os políticos eleitos realmente cumpram as suas promessas.

     - Um dia o povo vai perceber que democracia não é só votar, não é seu Chico?

     - Isso vai depender de todos os que ainda tem alguma consciência. Do senhor, de mim e de muita gente que acredita que democracia tem que ser participação permanente e não delegação de direitos.

     - Pelo andar da carruagem, ainda vai demorar um bom pouco para que isso aconteça, seu Chico.

     - Pode ser que essa carruagem dê uma acelerada. Aqui, consciente ou inconscientemente, o povo não acabou de derrotar a direita ultra-reacionária? Não dá pra desacreditar no processo histórico. Às vezes é cansativo como um dia de chuva ou devagar como os dias mormacentos, mas continua.

     - É uma luta diária, seu Chico.

     - Uma luta para toda a vida e que é alcançado através de pequenas vitórias, como as eleições.

     - É verdade, seu Chico. E desta vez foi de goleada.

     - Pois não foi? E graças ao belo tempo de chuva, que outros chamam de mau tempo, até se pode dizer que foi de lavada.

2 comentários:

  1. Esse S.Chico e interlocutor tem conversas muito interessantes que faz pensar. Nesta, destaco o genial trocadilho da chuva com a lavada de votos do atual prefeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ouvi na Confusão Geral, programa de rádio mito engraçado, que aquela "Carreata da Vitória", no sábado,teve 2.500 carros! Esqueceram que povo anda a pé.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...