quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O CORRUPTO CARNAVAL DAS URNAS




Lula-Lá ou Lu-Lalau? Sabia ou não sabia o ex-presidente o que ocorria nas suas antigas barbas? E Dilma, que era ministra todo-poderosa da corte? O que ela sabe ou não sabe? Ínclita Dilma, domadora de (quase) todos os partidos, que a ela se aliam em troca de... dinheiro? Trocar ministérios e secretarias e outros que tais por apoio político é ou não é uma maneira de corromper? É necessário que o dinheiro esteja escondido em roupas íntimas e seja “lavado” através de bancos e outras formas muito conhecidas dos quadrilheiros famosos para que seja caracterizada a corrupção? Este sistema não é idealmente corrupto para os que fazem da política uma profissão muito lucrativa?

     Neste exato momento, votos estão sendo comprados em todo o Brasil. Milhões de pessoas estão vendendo a sua consciência, ou o que dela resta. Este é o país da corrupção, ativa, passiva, mista, subjetiva, objetiva, psicológica, aparelhada. País dos passivos. Como são passivos os que desejam tanto ganhar com as eleições, e como as esperam avidamente, ansiosamente, esperançosamente!... Quando a campanha eleitoral chega – finalmente! – oferecem-se de corpo e alma para fazer a propaganda e votar naquele que der mais. Quem dá mais? – se perguntam os que desejam prostituir a desmemoriada mente.

     E os ativos? Os ativos são manipuladores, rápidos, espertos. Dão a impressão de estar perdendo muito dinheiro, apostando a vida, endividando-se para mostrar ao eleitorado quão bons eles são, foram e serão. Farão de tudo pelo povo. Até o momento em que são eleitos. Depois... depois dão um jeito de recuperar e multiplicar o dinheiro investido.

     A política no Brasil está transformada numa questão monetária. Foram-se as ideologias, as causas, a defesa de ideias, de valores. Acabaram-se os ideais. Este é um país de muitas siglas, somente siglas, inexpressivas siglas. Siglas endoidecidas por dinheiro, bebendo votos, cheirando consumo e fumando alianças.

     Além do Mensalão, Lula e Dilma se aliando com Maluf, um dos dez mais procurados pela Interpol, faz com que o PT consiga ficar à direita da extrema-direita. Para ganhar votos. Uma questão de estratégia, de pragmatismo, de momento político, de compras e vendas, de definitiva e consciente alienação...E corrupção? E com eles vai o resto: a militância que agora é paga e não voluntária e que não sabe exatamente pelo que está militando. Talvez por pessoas, honra (honra?), hábito, uma cor partidária que nada mais significa. Quem sabe significa dinheiro?

     Alguém aí falou em Mensalão, em Lewandowski, em Tóffoli, em aliados do poder? A ponta do iceberg. O poder não está entrincheirado em Brasília. Tem seus tentáculos em todos os rincões; em todos os lugares espalha o seu cheiro adocicado de carne velha muito temperada.

     É prática do poder dizer-se carinhoso, amável, preocupado com o povo. Como o poder se preocupa com o povo... Discretamente, com belas promessas e muita polícia. Diz ao povo “Eu quero!” e o povo responde “Eu também!” Forma-se a cumplicidade. Alguns, muito poucos, cada vez menos, dizem “Não!” Ainda restam alguns.

     Em Bagé, minha cidade, concorrem três pessoas à Prefeitura. O atual prefeito petista que quer continuar prefeito e aliou-se com parte das permanentes forças burguesas e para elas governa. E diz que governa para o povo. Uma grande coligação o apóia.

     Uma ex-vereadora do PT, agora candidata pelo PTB – partido do Roberto Jefferson - que quer ser prefeita e se aliou com a outra parte das permanentes forças burguesas e para elas quer governar. Forças burguesas que incluem DEM, PP e agentes da União Democrática Ruralista (UDR), que não é um partido, mas uma união não democrática de grandes fazendeiros que são contra a reforma agrária e tem por hábito aterrorizar o pessoal do MST. O lema dessa candidata é “Vai Melhorar!” Pergunta-se: para quem? Diz que vai governar para o povo e uma grande coligação a apóia.

     O terceiro candidato é do PSDB, um partido pequeno e dividido por interesses, que conseguiu o milagre de postar-se à esquerda das duas grandes coligações, não pela ideologia, mas pela sinceridade do candidato que, no entanto, caso fosse eleito, não o impediria de se aliar às permanentes forças burguesas que dominam a cidade. Diz que governará para o povo.

     E o povo? O povo vai atrás de quem grita mais alto, faz promessas mais bonitas, mostra-se mais exitoso e influente, tem melhores padrinhos e, principalmente, tem mais dinheiro.

     Somos um povo corrupto ou os degradados que governam pela força do dinheiro querem nos convencer de que a corrupção é natural no ser humano?

     Passadas as eleições, o momento do orgiástico carnaval das urnas, quais as grandes mudanças que ocorrerão?

3 comentários:

  1. Fausto, este seu post, ficou de acordo com o meu pensamento sobre os políticos e a política. Aqui na minha cidade as coisas são parecidas, muio barulho e raras verdades, sobre o próximo mandato. As forças opostas se uniram e degaldiam para querer aparecer mais em cena. Achei sua alegações bastante corajosas, sem receio de forças que postulam mandato, em uma possível vitória. è isso que precisamos, de mais pessoas dispostas a se indispor e expressar as verdades que muitos não tem a corragem de falar e mais... escrever, que é mais importante.
    Parabens. Gostei. Abraços do mineiro desta cidazinha do interior já beirando os seus 80 mas com muita fé ainda... em alguns segmentos.
    Coimbra-Minas Gerais. 05/10/2012. Nelson Santos da Paixão

    ResponderExcluir
  2. Tá dito tudo nesta matéria. Concordo plenamente com o Blogueiro, tanto no que diz respeito à corrupção, falta de ideologia, alienação e etc. Valendo para o cenário nacional e local. Parabéns pela mais que oportuna postagem.

    ResponderExcluir
  3. Até quando vamos assistir e aturar as bázofias da "presidenta" com "a" no final, palavra que nunca ví em nenhum dicionáriio! E o os murmúrios do camarada "Lu-lalau" que quer continuar mandadando e tentando eleger seus "cuplichas". Leio sempre o seu blog, gostaria de ter competência para também expressar o que penso de toda essa farsa que esta acontecendo no Brasil. Parece que agora o "Mensalão" terá um final com uma "Aleluia". Obrigado. Coimbra-MG. 23/10/2012.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...