segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A SOLIDÃO DE MARCOS VALÉRIO






"Tudo é possível no ajuste final, que chamamos de dosimetria"

(Ayres Brito, Presidente do STF)

“Bem pobres são aqueles que tem necessidade de mitos!”

(A. Camus – “Núpcias, O Verão”)


     Nas redes sociais, muitas pessoas estão fazendo campanha para que Joaquim Barbosa, ministro do STF, seja candidato a Presidente da República. Razôes: cumpre a lei, é honesto e é negro. Não sei se ainda é permitido escrever a palavra ‘negro’ neste mestiço Brasil de tantos pudores e também não sei se o ministro é negro ou tem algum sangue negro, além da pele totalmente preta – ao que parece. Mas, uma das razões para o entusiasmo com Joaquim Barbosa é a sua cor. Alguém poderá dizer que será um entusiasmo racista, da mesma maneira que Dilma é extensamente defendida – faça o que fizer, inclusive Belo Monte – porque é mulher (um entusiasmo feminista?) e Lula surgiu, cresceu e acabou Presidente porque é um ex-operário.

     Motivos pueris, dirão os mais academizados, mas este é o país da volatilidade, da superficialidade, do Carnaval e dos feriadões. E de outras coisas.

     Sabe-se hoje que Lula nunca teve qualquer ideologia, embora fale contra as elites como quem reclama de um prato que não gosta, pertencendo às mesmas elites que destrata quando é conveniente. Dilma tem como propaganda para a minúscula e pouco esclarecida esquerda que ainda persiste no PT o fato de tentar a guerrilha urbana na época da ditadura, o que é elogiável, embora tenha sido eleita principalmente como herdeira do mito Lula, e porque é mulher. A ideologia de Dilma é a do reformismo esclarecido, também chamado de neoliberalismo. Alguns pensam que isso é comunismo, porém esses alguns revelam pouco conhecimento. A eles recomendo o sempre atual “Reforma e Revolução”, escrito por Rosa Luxemburgo, que também era mulher. Eu sei que é difícil, tem muitas páginas, palavras e letras. Mas não custa tentar.

     Eleger Lula porque foi operário, Dilma porque é mulher ou Joaquim Barbosa porque tem a cor negra na sua pele é piada de brasileiro, como diriam os portugueses. O mesmo que acreditar que grande parte dos votos de Hadad, na cidade de São Paulo, foi da gigantesca comunidade gay.

     Imagine Joaquim Barbosa Presidente da República. No momento seguinte seria acerbamente criticado por não usar o SUS para tratar os seus problemas de saúde. Como Lula, tem dinheiro sobrando para fazer tratamento onde quiser. Preferiu a Alemanha. Aqui, a medicina não é muito confiável.

     O digno ministro estará de volta por estes dias e o julgamento da Ação Penal 470 – Mensalão, para os mais íntimos –, agora na fase da dosimetria, continuará e os 25 condenados pelo STF conhecerão a extensão das suas penas.

     Perguntarão os mais afoitos: somente 25? Pois é. No início foram conhecidos como os 40 ladrões. Faltava o Ali-Babá. Alguns foram inocentados antes do julgamento, como Luiz Gushiken, um deles faleceu (foram sete anos desde a denúncia até o julgamento!) e outros tantos foram absolvidos. Alguns, porque houve empate na votação – cinco a cinco – e o Presidente do STF pronunciou a frase lapidar: “Dar o voto de Minerva me enerva”. Lindo! Temos julgadores nervosos. E assim, alguns suspeitos de crime que receberam cinco votos pela absolvição, mas também cinco votos pela condenação, ficaram livres e foram festejar.

     ("Art. 13.São atribuições do Presidente: [...] IX – proferir voto de qualidade nas decisões do Plenário, para as quais o Regimento Interno não preveja solução diversa, quando o empate na votação decorra de ausência de Ministro em virtude de: a)impedimento ou suspeição; b)vaga ou licença médica superior a 30 (trinta) dias, quando seja urgente a matéria e não se possa convocar o Ministro licenciado").

     Suspeita-se que as penas serão bem curtas; talvez algumas palmadas no traseiro. Afinal, o que é formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva para condenados famosos e influentes que continuam livres e assim desejam permanecer? É claro que ficou provado o roubo (eles chamam roubo de ‘desvio’ quando quem rouba é muito importante) de muitos milhões de reais dos cofres públicos. Marcos Valério disse que foram mais de 350 milhões, mas ninguém mais quer acreditar no Marcos Valério, neste momento. Preferem que ele vá pra cadeia até ficar quieto, bem quieto; de preferência, eternamente quieto.

     Não são bandidos comuns. Assim como os membros do STF, pertencem ao que antigamente era chamado de Sistema. O PT iria lançar um manifesto, uma nota de repúdio ao STF e à imprensa ‘de direita’, mas não o fez. Dizem que Lula não deixou. Ainda não é a hora ou, quem sabe, o manifesto não venha a ser necessário. Joga-se nos bastidores.

     Que eu saiba, o STF é o único dos três poderes que se dá ao luxo de parar com atividades importantes quando um dos seus membros viaja. Falta organização, dirão os mais apressados. Talvez. Ou talvez faça parte do jogo. Pessoas muito importantes até podem ser julgadas e condenadas, mas presas... A necessária viagem de Joaquim Barbosa coincidentemente deu tempo aos demais ministros para que pensem melhor, ponderem, ouçam a voz da consciência e outras vozes. Não se sai prendendo qualquer um por quaquer acusação... Ou melhor: qualquer um pode ser preso, mas os condenados do Mensalão...

     Preso ficará o Marcos Valério. Resolveu falar. Desde setembro, ou talvez antes, está falando. Incrimina Lula, Antonio Palocci, faz novas revelações sobre o assassinato de Celso Daniel - e o que ouvimos e lemos em resposta?

     Segundo informações do Estadão (www.estadao.com.br) veiculadas em 2 de novembro, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teria dito: “E se for uma manobra dele? Não podemos ser ingênuos", afirmou o magistrado. Na própria Procuradoria-Geral, o novo depoimento de Valério foi recebido com ressalvas, já que o empresário é conhecido como "jogador".”
     “Outro integrante do STF lembrou que "se o relato foi puramente oral, o préstimo é quase zero". Na opinião desse ministro, para que o depoimento seja levado a sério Valério precisa ter juntado documentos ou fornecido informações objetivas "com coincidência de dados de outros fatos apurados pelo Ministério Público". "É necessário verificar se as datas fecham", afirmou o magistrado.”
     “Marco Aurélio Mello, único ministro que falou abertamente ontem sobre o caso, ironizou o fato de Valério ter prestado depoimento em setembro, quando o julgamento já estava em curso e o empresário recebia suas primeiras condenações. "A ficha pode ter caído um pouco tarde", afirmou Mello. "Essa postura de Marcos Valério é neutra, não repercute", disse o ministro.”

     Marcos Valério afirma que sua vida foi ameaçada. Sua família diz que ele está morando dentro de um carro blindado, mas a grande preocupação do PT e aliados não é com a vida de Marcos Valério; preocupam-se em livrar da cadeia Delúbio, Genoíno e, principalmente, José Dirceu. E em blindar Lula e Dilma.

      Acusar Lula é coisa de doido, pensam eles. Será que Marcos Valério não leu O Poderoso Chefão, não assistiu aos filmes?

     É um jogador – diz um ministro do STF; “não vale a pena”, confirma outro. Um terceiro fala em prazos, do que se depreende que revelar crimes tem data limitada. O próprio procurador-geral da República se mostra reticente. A oposição no Congresso finge que nada está acontecendo.

     Acusar Lula?! Estremecem os céus.

     Marcos Valério está só. O perfeito bode expiatório. Irá para o deserto da cadeia, carregando os pecados do PT para o anjo Azazel. E o dinheiro que foi roubado do povo brasileiro não será devolvido.

Um comentário:

  1. Ah! Esse tal de Mensalão. Jogo de cartas marcadíssimas. Também acho que Marcos Valério será o bode expiatório. Mas estamos no Brasil,onde tudo é possível. Continuamos a acompanhar a chamada "farsa do sistema". Estamos esperando o "gran finali".

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...