segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O VERDADEIRO CAMPEÃO







O Fluminense foi declarado Campeão Brasileiro de Futebol de 2012 porque conquistou tantos pontos que não poderá ser alcançado por nenhum outro time, ainda faltando três rodadas.

     Era de se esperar que fosse o Flamengo – que é o time do povo – ou o Corinthians – que é o time do Lula. Nenhum deles foi escolhido. Por razões escatológicas, o preferido pelo destino foi o Fluminense. Os demais times acharam por bem que perder para o Fluminense não seria tão ruim assim. Com exceção de Grêmio e Atlético Mineiro, que deram homéricas surras no declarado atual campeão. Mas o destino não favorecia esses dois times, que, aliás, não são de São Paulo ou Rio de Janeiro e ainda não entenderam que os campeões de futebol tem que ser de um daqueles dois estados.

     É certo que em muitos dos seus jogos o Fluminense foi auxiliado pela péssima arbitragem. Ou melhor, os times que o enfrentaram foram prejudicados pela mesma péssima arbitragem, que nem sempre foi a mesma; havia rodízio de árbitros, mas, inevitavelmente, fosse qual fosse o árbitro, errava contra os times que enfrentavam o declarado campeão.

     Um campeão tão declarado, e tão antecipadamente, que os outros times que disputam o campeonato, já no início do segundo turno tinham a intuição ou a previsão de que o campeão declarado já estava declarado.

     Através da análise da direção do vôo de determinados pássaros, das palavras não tão enigmáticas da Pítia de Delfos, de uma profetisa que mora em Endor e que consegue ser mais velha que o imortal conde de Saint-Germain, de pretos velhos que baixavam nas terreiras e de outros indícios, presságios e augúrios, soube-se que o campeão seria o Fluminense. Era uma questão de tempo.

     No domingo, 11, com um gol de impedimento e um pênalti que não foi marcado a favor do Palmeiras – erros comuns, os árbitros são humanos – o Fluminense finalmente conquistou o campeonato – depois de muita labuta, muito esforço, muito trabalho, muita dedicação dos seus profissionais.

     Foi necessário tudo isso para vencer um campeonato tão difícil. De outra maneira, como um time tão médio – mas denodado – seria campeão de futebol?

     Comentaristas do Rio de Janeiro e de São Paulo creditam a vitória aos seus craques. Enfatizam que Fred fez muitos gols, alguns de impedimento, mas gol é gol; que o declarado campeão por antecipação tem uma grande defesa – que faz pênaltis que não foram marcados, mas não deixa de ser uma grande defesa; que tem um goleiro de seleção – um goleiro bom, mas que é de seleção, basta avisar pro Mano – e que o seu meio de campo é sensacional – mesmo que tenha sido vergonhosamente envolvido por jogadores de Grêmio, Atlético Mineiro, Náutico, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Internacional, Coritiba, Bahia... – mas é um meio de campo sensacional.

     Especula-se nas bolsas de apostas de todo o país – porque o Brasil tem um povo que aposta muito – qual será o time escolhido pelo destino para ser campeão em 2013, caso o mundo não acabe este ano.

     A grande expectativa, no entanto, é sobre quem será o verdadeiro campeão de futebol, ainda em 2012. Muitos apostam no Grêmio, outros apostam no Atlético Mineiro e não faltam aqueles que afirmam que será o São Paulo – porque é de São Paulo – mesmo que este último time, com todas as luluzinhas que possui no seu plantel, tenha acabado de levar um histórico banho de bola do Grêmio, com direito a “olé”. Mas é de São Paulo, não esqueçamos. E isso aumenta as chances do São Paulo para a escolha de destinado campeão em 2013.

     Ou será o Flamengo? Quem sabe o Corinthians? Vamos, aposte!, esta é uma questão transcendental que poderá resolver todos os problemas do Brasil – como a seca no Nordeste, o analfabetismo, a péssima educação, o melancólico sistema de ensino, o desmatamento acelerado, as usinas hidrelétricas predadoras, o problema dos roaltyes do petróleo que já não é nosso...

     E a corrupção? A corrupção não. O povo não quer o fim da corrupção. Se a corrupção acabar, como o destino poderá declarar com antecipação o próximo campeão brasileiro? Não terá dinheiro para isso, sejamos sensatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...