domingo, 16 de dezembro de 2012

PASSANDO A LIMPO...






Marcos Valério foi condenado a 40 anos de prisão por corrupção dentro do governo Lula e disse que Lula foi o mandante, o verdadeiro chefe do Mensalão. Lula diz que Marcos Valério não tem credibilidade porque foi condenado por corrupção dentro do seu governo. Lula admite a corrupção e o Mensalão ao desqualificar Marcos Valério, mas afirma que não sabia de nada.

     Passeando pelo mundo com o nosso dinheiro, Dilma atribui a Lula "nova etapa do combate à corrupção no Brasil", segundo a BBC. Assustadora declaração. Um simples cidadão, como o Lula, vai combater a corrupção no momento em que é acusado de corrupto.

     Em entrevista ao "Le Monde" Dilma tenta defender o seu padrinho, afirmando que foi Lula quem iniciou a atual etapa de luta contra as práticas corruptas na política. Percebe-se.

     Esclarecedora frase de Dilma em entrevista ao "Le Monde": “Não são as pessoas que devem ser virtuosas, mas as instituições". Ficamos sabendo pela nossa sábia Presidente que as instituições funcionam sem a participação das pessoas. Dilma está ficando tão filósofa quanto a Marilena Chauí que, ao defender a aliança entre o PT e o malufismo justificou que um dos 10 mais procurados pela Interpol é um engenheiro digno.

     O chefe oficial do Mensalão, José Dirceu, condenado a 10 anos e 9 meses de cadeia pelo STF, faz mini-passeata em Porto Alegre, acusando os que o condenaram. Pessoas gritavam que ele é um herói... Corrupção se transformou em ato de heroísmo? Para os seguidores de Dirceu, com certeza.

     Faltando um voto para o STF decidir se os deputados condenados no Mensalão - João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) - perderão ou não os seus mandatos, o ministro Celso de Mello, que daria o voto de Minerva, adoeceu. Infecção  nas vias aéreas. No dia 1º de julho dois Mirage da Aeronáutica fizeram um vôo rasante na Esplanada dos Ministérios, quebrando praticamente todos os vidros do Supremo. Vias aéreas continua sendo um grande problema para o STF.

     O placar está quatro a quatro. Além dos óbvios votos de Dias Tóffoli e Lewandovski para que o Legislativo aliado decida que os aliados deputados condenados continuem com os seus mandatos, os outros dois votos pela não cassação foram das ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia. Rosa Weber foi indicada por Dilma para o STF; Carmen Lúcia foi indicada por Lula. As duas ministras, junto com Lewandovski e Tóffoli, também votaram a favor da absolvição de José Dirceu.

     Os quatro votos pela absolvição de José Dirceu (Lewandovski, Toffoli, Rosa Weber e Carmen Lúcia), que foi condenado por 6 a 4, dão direito a que os advogados do "chefe da quadrilha" entrem com recursos - embargo infringente e embargo de declaração - requerendo ao Supremo o esclarecimento de eventuais dúvidas ou contradições expostas no acórdão, texto que transcreve o resultado do julgamento e solicitando a revisão do julgamento.

     Não esperem que Dirceu vá para a cadeia tão cedo. Não esperem que Dirceu seja preso. Continuará fazendo passeatas e ofendendo o STF, com exceção dos ministros e ministras que o defendem.

     Especula-se em salões de barbearia e outras universidades afins como deve ser cumprido o regime semiaberto. Conhecidos corruptos que dormirão na cadeia levarão a sua pizza, terão quarto (cela?) especial e mordomias outras, porque serão apenas semi-presos? Semiaberto é um regime prisional híbrido, indeciso. Não é aberto ou fechado. É semi, quase, talvez, uma espécie de castigo de palmatória sem palmatória. Os corruptos presos nesse regime poderão exercer as suas funções corruptivas durante o dia. De noite, em conversa com o diretor da prisão, confessarão seus malfeitos. Serão perdoados e poderão assistir o filme que desejarem - "O Bebê de Rosemary", "Rambo"... Ou poderão jogar xadrez. Receberão visitas conjugais durante a noite? 

Um comentário:

  1. Matéria leve com toques daqui e de lá, mas realidade pura da impunidade em nosso País. Deu também prá rir, apesar da seriedade dos temas tratados.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...