segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ALGUMAS PERGUNTAS




No país da corrupção, imagine a seguinte possibilidade: dois times vão jogar na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, vulgo Brasileirão. Um deles precisa da vitória para disputar a Copa Libertadores da América. O outro precisa da vitória para escapar do rebaixamento. 

   O time que precisa escapar do rebaixamento é muito famoso e é dono de grande torcida numa Cidade tão Maravilhosa que precisa de intenso policiamento nas favelas, o que não evita os arrastões, os crimes mais escabrosos e as mortes diárias por “balas perdidas”.  

   O outro time representa um clube mais humilde, que raramente está na imprensa fora do seu estado, mas é de uma cidade famosa no mundo inteiro pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. Uma cidade que tem altos índices de educação, o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. Um modelo para o Brasil. 

   O jogo começa e alguns minutos depois o time da cidade-modelo faz um gol. Merecidamente. Pouco depois começa uma briga generalizada. O jogo é interrompido e torcedores são levados para hospitais. Os dirigentes do time que está perdendo pedem que a partida seja suspensa. Recomeçaria, supostamente, no dia seguinte, com os portões fechados, sem as torcidas. Principalmente sem a numerosa torcida da casa. O juiz não concorda e espera a garantia de que a partida pode recomeçar com segurança. 

   A partida recomeça e o time da cidade-modelo arrasa o time da Cidade Maravilhosa, aplicando uma modelar goleada por 5 a 1. Alguns torcedores do time da Cidade Maravilhosa são presos. Gente especialista em briga, com conhecimento de artes marciais. 

   A imprensa da Cidade Maravilhosa diz que todos são culpados, o que é uma óbvia falácia, porque em qualquer confronto, mesmo num jogo de Xadrez, sempre alguém faz a primeira provocação ou, se preferirem, o primeiro lance. 

   Devido aos acontecimentos, o clube do time que foi goleado e rebaixado para a segunda divisão avisa que vai entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva para ganhar os pontos da partida e evitar o rebaixamento. 

   Poucos acreditam que o recurso seja aceito, mas, no país da corrupção tudo pode acontecer. Isto posto, algumas perguntas. 

1) Como a imprensa majoritária do centro do país, apesar das suas múltiplas câmeras não sabe quem começou a briga, dando a entender que tudo aconteceu ao mesmo tempo – o que seria extremamente estranho, inédito e curioso – qual torcida você acha que teria maior interesse em interromper a partida, no instante em que o time da cidade-modelo estava vencendo o time da Cidade Maravilhosa? 

2) Os dirigentes do time da Cidade Maravilhosa não queriam recomeçar a partida, mesmo depois que todas as condições de segurança foram asseguradas. Foram obrigados a colocar o time em campo ou perderiam os pontos. A continuação da partida sem torcida favoreceria psicologicamente a qual time? 

3) Hoje em dia o futebol não é mais o esporte do povo, mas da classe média alta que pode se deslocar para lá e para cá, acompanhando os seus times. Além dos altos preços dos ingressos, os torcedores gastam com hospedagem, alimentação e prováveis compras extras. Segundo a imprensa entre os torcedores do time da Cidade Maravilhosa estavam pessoas que moram em favelas e são justamente aqueles que comandaram a pancadaria pelo lado da torcida da Cidade Maravilhosa. Torcedores de futebol dedicados a outros esportes, como jiu-jitsu, luta livre, etc. Você acredita que a briga aconteceu por acaso? 

   Outras perguntas que não querem calar: 

   Você acredita em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa? 

   Dilma e Clinton fazem um belo par da Nova Esquerda? 

    É verdade que o livro de cabeceira do Clinton é sobre os pensamentos de Martin Luther King e de Gramsci? 

   Não ficou bonitinha e coerente a fotografia de Dilma, Lula, Fernando Henrique, Collor e Sarney indo para o velório de Mandela com o mesmo ar compungido, ou você acha que faltou o Maluf? 

   O Brasil vai lutar muito para vencer a Copa do Mundo?

Um comentário:

  1. Interessantee irônica matéria! Perguntas bem articuladas. Concordo inteiramente com as respostas.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...