sexta-feira, 28 de outubro de 2016

SEU CHICO E O GOLPE




- É um golpe – disse o seu Chico, quando perguntei o que ele estava achando da situação política. 

- Desculpe, seu Chico, mas todo mundo sabe que é um golpe. Há aqueles que colocam o golpe no passado, lamentando somente a destituição da Dilma, mas o golpe começou com a própria Dilma, que foi removida do governo porque deve ter desconfiado que estivesse sendo usada e se negou a dar continuidade ao golpe, e o golpe prossegue com a retirada dos direitos civis. Na verdade é um golpe que institui uma gradativa ditadura, com o apoio do Judiciário, do Congresso e de sua polícia amestrada. E não se pode deixar de lado as Forças Armadas que fingem que não participam, mas devem estar por trás de tudo. 

- Mas tu nem me deixaste terminar a frase, vivente! É um golpe, e o golpe foi armado pelo PT. 

- Não pode ser, seu Chico. Como é que o PT iria dar um golpe contra si mesmo? 

- Pois lhe digo e reafirmo que o golpe tem o dedo do PT. Não o PT que a gente vê, mas o PT oculto, aquele que age na surdina e manipula Presidente, Presidenta e diabo a quatro. 

- Então me explique esse golpe do PT oculto. 

- Explicar tudo, tudinho, não dá. Mas olhe e veja: o PT não tava meio que desmoralizado com esse monte de alianças e coisa e tal? 

- Tava, mas daí pra dar um golpe... 

- Daí que a direita pegou a dona Dilma, botou contra a parede e disse: olha, faz isso e faz aquilo, senão a gente te tira do governo. Ela fez isso, mas não fez aquilo e eles degolaram ela. Eles têm a maioria no Congresso, o STF meio que comprado, pelo que me parece, a tal de Lava Jato que só existe para maquiar a corrupção do pessoal da direita, uma polícia fascista - e pronto! Voltamos pra época do Mussolini, só que agora é no Brasil. 

- O senhor ainda não me explicou sobre o golpe do PT oculto. 

- Comecei a explicar, e aí vai o resto. Pois o PT oculto é aquele grupo que transformou o PT nessa coisa que hoje vemos: nem cá, nem lá, muito antes pelo contrário; de preferência lá onde estão os grupos que controlam o poder, onde rola o dinheiro grosso. É aquele PT que nas convenções do partido, entre a reforma e a revolução prefere a reforma; entre a reforma e o conservadorismo, prefere conservar a dor, porque quem conserva tem - como diria o Tio Patinhas tomando um banho de dinheiro na sua caixa forte. É um grupo que quer transformar o PT numa cópia do Partido Democrata, dos Estados Unidos. E o que eles fizeram? Me diga o que eles fizeram? 

- Não sei, seu Chico, e estou esperando que o senhor me elucide esse ponto. 

- Nadica de nadica! Quando viram que a Lava Jato servia para limpar a esquerda do PT, deixaram acontecer, faceritos da vida! “Pois não, entre, faça o favor. Pode ir levando o José Dirceu, o Genoíno e quem mais desejar. Quanto ao Lula, vamos negociar, mas deixem ele de orelha em pé, meio que assustado, precisamos mesmo fazer uma depuração no partido; inchou, tem gente demais, cada um querendo comer pelo seu lado e a comida não dá pra todos. Quando terminarem, deixem que a gente faz o resto da faxina.” E aí não vai sobrar nem esquerda nem pseudo-esquerda no PT. No máximo, gemidos do Olívio Dutra e, vez que outra, uma palestra sobre Gramsci da Marilena Chauí, para lembrar o passado. 

- O senhor está querendo me dizer que o PT... 

- Estou querendo dizer e estou dizendo. Não todo o PT, a grande maioria não sabe de nada, mas o grupo que está por trás da grande maioria, o grupo que está por trás até da direção do partido, favoreceu o golpe. Ninguém me tira isso da cabeça – nem que a vaca tussa! Por falar em Dilma, não foi ela que disse que podiam fazer e acontecer, podiam prender quem quisessem, que ela não ia fazer nada – nem que a vaca tussa? E não fez. Achava que com isso ia se salvar. Só que quando apresentaram o script completo, ela se assustou. Parece que eu tô vendo o que ela disse: “Mas o que é isto? Tirar os direitos do povo? Uns que outros eu até tiro, mas todos? Acabar com o Bolsa Família, com o bolsa isso, com o bolsa aquilo? Romper com a Venezuela? Apoiar os Estados Unidos contra a Rússia? Criminalizar os menores, acabar com as festas dos gueis? Desamparar o povo totalmente?”. Então tiraram ela pra poderem continuar com o golpe. Com o apoio daquele grupo que é a favor de tudo isso e de muito mais. 

- Parece até Teoria da Conspiração, seu Chico. 

- Não é teoria, é prática, esse menino. E uma prática muito perversa. O supra-sumo da maldade, pois vá lá que eles queiram fazer seus conchavos, mas a ponto de judiar assim do povo é maldade pura. Ainda bem que não vão durar muito tempo. 

- O senhor acha, seu Chico? 

- Ah, se acho! Pois não foi o Gonzaguinha que escreveu: “O bicho ruim quando não tem do que dar cabo, primeiro morde o rabo e depois vai se comer”? Pois eles já estão começando a se comer. Além do quê, não sei se o senhor já percebeu, mas a resistência está vindo de onde eles menos esperavam: dos estudantes. E o grito de guerra da juventude, dos estudantes, ninguém segura. 

- Que grito? 

- “Ousar lutar, ousar vencer!”

Um comentário:

  1. À princípio me pareceu bem complicada esta análise, mas pensando bem é crível. Este Blogueiro enxerga longe. Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...