terça-feira, 12 de outubro de 2010

SOBRE O MANIFESTO DOS INTELECTUAIS


Pois saiu o novo manifesto dos intelectuais. Novo, porque nas outras eleições em que o PT concorria também houveram manifestos dos intelectuais. Poetas, escritores, artistas em geral, com Chico Buarque encabeçando a lista, depois Leonardo Boff e segue a fila. Esqueci de dizer que o Manifesto dos Intelectuais é para apoiar a Dilma. Ponto.

     Maniqueísta, o Manifesto coloca a Dilma e a coligação do PT como sendo o lado do Bem e Serra e sua coligação como o lado do Mal. E por isso eles apóiam a Dilma. Resumidamente, muito resumidamente, é claro. Você terá a chance de ler o manifesto na íntegra nos sites apropriados, sites de intelectuais. Não aqui; aqui é um simples blog. É um manifesto contundente, que diz que o PT está melhorando o Brasil e que a eleição de Serra provocaria um retrocesso. Por aí... Eles devem ter razão, porque são intelectuais, e todo intelectual, pelo simples fato de ser intelectual, sempre tem razão. Óbvio.

     Mandaram-me o manifesto, esperando a minha assinatura. Tergiversei. Li todo o trololó e confesso que me senti agastado. Parecia coisa antiga, de outras épocas. Li os nomes dos manifestantes e concordei que deveriam estar ali: são os pop-stars do intelecto brasileiro, os avatares, os ícones. Além do Chico Buarque, que deveria mesmo estar em primeiro na lista, tem o Leonardo Boff, que escreve muito bem na defesa da Natureza, a Marilena Chauí – que conseguiu desideologizar a ideologia marxista, para alívio de sua consciência (mas teve a sua tese rebatida com facilidade pelo Adelmo Genro Filho) e os demais seguidores. Perfeito para o PT.

     Para um partido sem ideologia, um manifesto de intelectuais também sem ideologia combina perfeitamente. Somente estranhei a presença do Oscar Niemeyer, mas não vou assacá-lo de pequeno-burguês somente por isso. Acredito que deve ter as suas assertivas muito particulares para assinar o manifesto. Assim como todos os demais.

     Pronto, já usei todas as palavras da Dilma: tergiversar, trololó, assacar e assertiva. Com isso, penso, ela ficou sem palavras para o próximo debate, mas sempre terá um grande apoio intelectual.

     Um Manifesto de Intelectuais é algo que pesa no intelecto daqueles que se pensam intelectuais.

     Imagine só, você achar que é um intelectual e ser convidado para assinar um Manifesto de Intelectuais e... não assinar! Terrível! Todos os intelectuais olharão você com o nariz empinado – o que já fazem naturalmente, porque são intelectuais, ora... – e de cima do seu pedestal lançarão aquele olhar de desprezo eterno pelo seu intelecto. Desconfiarão da sua capacidade de intelectualizar direito, chamarão o seu cérebro de factóide (eu tinha esquecido a palavra “factóide”, que também é uma das preferidas da Dilma) e se sentirão muito, mas muito, ofendidos. Depois, passarão a desprezá-lo.

     Por essas razões, que não são poucas – e por outras que não lembro – a maioria dos intelectuais que receberem o convite para assinar o Manifesto dos Intelectuais, deverá assiná-lo. Onde já se viu um intelectual não assinar um Manifesto de Intelectuais?

     Um Manifesto de Intelectuais, no Brasil, é uma ótima maneira de angariar muitos votos. Só o fato de você receber o convite para assinar o manifesto que outros intelectuais, reconhecidamente intelectuais, escreveram já faz com que o seu intelecto se sinta engrandecido, porque, implicitamente, você estará sendo reconhecido como igual àqueles intelectuais que constam do manifesto. Você se olhará no espelho e dirá para você mesmo: eu sou um intelectual!

     Mas eu tergiverso.

     Explico, há uma grande diferença entre assinar um manifesto apoiando o Lula, na época em que ele dizia que iria mudar o Brasil e assinar um manifesto apoiando a Dilma, depois que o Lula teve oito anos para cumprir as suas promessas e o que fez foi mudar o Brasil para pior.

     O PT era o Partido dos Trabalhadores, agora é o partido do capital.

     Promove a desigualdade social, através do neo-liberalismo econômico que apenas favorece as empresas.

     O governo do PT fez uma aliança militar com os Estados Unidos no mesmo momento histórico em que muitos países da América do Sul desconfiam das intenções dos governos daquele país e fazem alianças na qual evitam incluí-lo.

     O governo Lula combate militarmente o povo nas favelas do Brasil, combate militarmente o povo nas favelas do Haiti e está modernizando as suas Forças Armadas, o que deixa os demais países vizinhos bastante apreensivos.

     O governo do PT e do Lula degradaram o ensino e a educação no Brasil.

     O governo do PT e do Lula combate os trabalhadores sem terra e apóia os latifundiários e as grandes empresas transnacionais de produtos transgênicos.

     O desmatamento no Brasil aumenta a cada ano e eles nada fazem a respeito.

     A reforma agrária não existe.

     O Lula se transformou de trabalhador indignado em capitalista demagogo. E a Dilma seguirá o mesmo caminho se for eleita.

     E muitas outras coisas, como a corrupção, por exemplo, que vocês poderão lembrar por mim.

     Há pouco, depois de receber o convite por email para participar do Manifesto dos Intelectuais, saí na sacada de minha casa e vi um homem recolhendo parte do lixo que eu coloquei na lixeira ontem à noite. Ele estava separando o que poderia ser reciclado e colocando na sua carrocinha. Por cada quilo de material reciclável ele ganha um valor ínfimo.

     Oito anos atrás, era a mesma coisa. Talvez tenha mudado apenas a pessoa, mas a miséria é a mesma.

     Inclusive, na minha cidade, Bagé, existe uma vila chamada Vila Miséria. Não tem água, esgoto ou luz elétrica. Os que moram naquela vila são os que catam coisas para comer e vestir, ou para reciclar, no lixão da cidade. Já faz mais de oito anos que Bagé tem um prefeito do PT.

     Lembrando disso e escrevendo isto eu não tergiverso mais: na Dilma eu não voto. Dilma nem pensar! Prefiro anular o meu voto.

     Eu não tenho apenas intelecto. Também tenho corpo, e sei das suas necessidades, assim como todos. E não posso ignorar que as pessoas estão passando fome e se sentindo derrotadas pelo sistema vil que as joga para o último plano da existência e do qual o PT é cada vez mais cúmplice. E tenho a minha vida espiritual, que não aceita que a maioria das pessoas seja impedida de crescer interiormente. E tenho consciência.

3 comentários:

  1. É... Embora entenda pouco de intelectualidade a postagem me parece absolutamente correta. Qualquer um, hoje, se arroga "intelectual", por isto cada vez mais difícil a definição. Concordo que Lula e seus pseudo-intelectuais fizeram com nosso País. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Os elogios as suas postagens são dispensáveis, considerando que são ótimas.

    Li uma definição sobre a intectualidade que achei sensacional:
    - "Os intelectuais podem ser inteligentes mas isso não garante que sejam espertos".
    E outra:
    - Há dois tipos de intelectual: o que nada faz além de manter sua mão segurando o queixo para não dormir, e o que tenta fazer alguma coisa e invariavelmente faz merda. Neste segundo tipo temos aqueles que tentam ser presidentes, comentaristas econômicos, educadores, conseguir um programa de entrevistas na TV ou escrever livros. E isso, como todos sabemos, são coisas completamente inúteis.
    E mais uma:
    - O motivo que leva um ser a ser um intelectual muitas vezes remete à infância deste ser, pois sua mãe dizia: "Meu filho, aqueles que são motivo de chacota hoje, serão os intelectuais do amanhã". Este eufemismo-de-mãe aliado à falta de discernimento do infante, resulta na mutação cientificamente chamada de "Intelectus-naris-empinadus" - e você não precisa ser intelectual para saber o que significa.
    Portanto, o "ser" intelectual, não é necessáriamente um "ser" inteligente.
    Tenho dito.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Falsos intelectuais, são petistas que, querem mesmo é ditadura! Uma vez que são inimigos mortais da democracia. O livro o Estado e a Revolução de Lênin, com as inluências de Stalin e Max, são as bíblias deste bandidos, canalhas e covardes, que tantas atrocidades e tantas desgraças sociais, teem conseguido implantar na nossa pobre República.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...