sábado, 18 de agosto de 2012

O PREFEITO VITALÍCIO E O DEBATE






- Como foi o debate? Como foi? Como foi? Como foi?

- Calma, companheiro secretário!

- Agora eu voltei a ser companheiro prefeito. Vitalício. E como foi o debate?

- Well, he and she...

- O que?

- É que eu continuo treinando o meu inglês para as próximas viagens.

- Inglês! Adoro inglês... Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, vacas leiteiras...

- Vacas leiteiras?

- Perdão, companheiro meu secretário, foi um lapso, um momento de invalidez do cérebro, talvez até uma ameaça de AVC – ou se diz ABC? Mas como foi o debate?

- Bem, os nossos dois candidatos se comportaram muito bem, apesar de algumas gafes numéricas do seu candidato preferido, aquele que vai derrubar o outro. O problema foi o terceiro.

- O terceiro? Então, há um terceiro?

- Há, companheiro secretário, ou companheiro prefeito vitalício. E é esse terceiro que ameaça o seu cargo de prefeito vitalício.

- Mas por que? Quem é esse ser ignaro? Infeliz dele se ganhar as eleições! Não sabe com quem está lidando... Como é esse terceiro?

- Pois é uma pessoa que vive discordando de tudo o que dizem os nossos dois candidatos. Tem mania de ser do contra. Diz que é da oposição.

- Oposição? Nestes tempos de união e paz fraternal? Será que esse terceiro é um pterodáctilo, um homem das cavernas, um dinossauro, alguém que não sabe o que é aliança política, vantagens pecuniárias, troca de favores? E ninguém fez nada a respeito?

- Durante o debate?

- Onde mais seria? Através de um contato com o garganta profunda, que diria “siga o dinheiro”?

- Dizem que o garganta profunda era do FBI...

- Não interessa o que dizem sobre aquele malfadado caso. Sejamos rápidos, lestos, prestos, objetivos – vamos direto ao assunto: o que foi feito em relação a esse terceiro, durante o debate?

- Bem, o seu não candidato, o atual prefeito...

- Não diga isso! Atual, atualíssimo, sou e sempre serei eu, o cara.

- Bem, então o outro...

- O que ele fez? O que ele disse? O que ele falou?

- Bem, o outro falou muito cordialmente com o terceiro. Foi bastante ético e educado; discordou de algumas coisas, concordou com outras...

- Ético! Educado! É por isso que ele é o outro e sempre será o outro! Perderá estas eleições e sumirá do palco político! O que você acha de “palco político”?

- Um pouco antigo... Porém, aliás, contudo, nas atuais circunstâncias até serve...

- E o meu candidato, o amado do meu coração, o amigo fiel, camarada, irmão de fé e confiança, paz, amor e caridade?

- Pois ele foi mais incisivo, mais persuasivo, mais sofístico, mais inclusivo, mais...

- Basta!, companheiro meu secretário, ou deixará de ser meu companheiro e secretário.

- É que eu também estou treinando o meu vocabulário em português.

- Para que?

- Para o Facebook. O senhor, companheiro secretário e prefeito vitalício, pediu que eu me comunicasse diariamente com amigos, inimigos, amadas, amantes, companheiros, aliciadores e aliciantes, dominadores e dominados; sérios, comportados, tristes, alegres, desiludidos e iludidos – toda a fauna, como o companheiro disse.

- Então, treine outra hora, treine em frente ao espelho, com um gravador, como eu faço. Contrate uma fonoaudióloga e, principalmente, uma psicóloga. Agora eu preciso saber o que disse o meu candidato preferido, amigo de todas as horas, que se deixará guiar pela minha experiente mão protetora, assim que for eleito... O que ele disse ao terceiro?

- Houve um determinado momento em que ele usou de uma sutileza perfeita, companheiro secretário e prefeito vitalício. Lembrava o senhor.

- Eu estou ensinando... O que ele disse?

- Disse para o terceiro que ele é um ótimo quadro e que poderá ser aproveitado na administração quando o nosso candidato vencer o outro e se adonar da prefeitura.

- Sutil... Sutil... Extremamente sutil... Ele está aprendendo... O meu único medo é que ele aprenda demais...

- O meu coração bateu forte quando ele disse aquilo, companheiro secretário prefeito vitalício.

- Não é para menos. O meu também está dando umas pancadas estranhas. Talvez eu tenha que consultar um médico. São tantas viagens!... Tantas vacas leiteiras a analisar!... E o que o terceiro respondeu? Negou-se a aceitar qualquer cargo na futura próxima administração do nosso candidato? Disse que era ético, como o outro?

- Não disse nada, companheiro secretário prefeito vitalício. Mudou de assunto ou o assunto mudou. Eu acho que ele não é ético, mas genérico.

- Os genéricos... Sempre trabalhei muito bem com os genéricos... Tenho penas dos éticos, dos puristas. Mas você, companheiro meu secretário, falou uma coisa que não me agradou.

- Jamais diria qualquer coisa que o desgostasse, companheiro secretário prefeito vitalício.

- Falou. Lembra-lo-ei. Agora se diz “lembra-lo-ei” ou “lembrarei-o”? Essas mudanças na língua... Esses raps... Esses discursos filosóficos na hora do cafezinho... Esses narradores de futebol... Falou e disse! Disse que o nosso amado irmão que assumirá a prefeitura de Três Estrelinhas, no ano que vem – graças à minha ajuda, apoio, influência, jornais, jornalistas, blogueiros, entusiasmados entusiastas muito bem pagos, marqueteiros caríssimos, maquiadores, especialistas em palavras doces e açucaradas, vendedores de sonhos e opiniões... Você, companheiro meu secretário, cometeu o delito de dizer que ele se adonará da prefeitura! Como ousou dizer tal coisa, companheiro meu secretário?

- Perdão, mil vezes ou milhares de vezes perdão!, companheiro secretário prefeito vitalíco. Foi um lapso, talvez uma ameaça do ABC, uma falha técnica, um erro grosseiro, um...

- Chega! Traga os milhos!

- Mas, companheiro!...

- Faça o que eu disse!... Isto!... Agora, ajoelhe-se e diga cem vezes: “O companheiro secretário prefeito vitalício é o único dono de Três Estrelinhas”. E não chore!

2 comentários:

  1. Ouvi também o 2ºDebate dos candidatos à prefeitura de nossa cidade, e acho que as campanhas políticas se repetem enfadonhamente.Ideologia zero.Valeu o sarro em cima deles.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi também o 2ºDebate dos candidatos à prefeitura de nossa cidade, e acho que as campanhas políticas se repetem enfadonhamente.Ideologia zero.Valeu o sarro em cima deles.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...