quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

LULA FOI TOMBADO POR SARNEY





Para escapar à fúria devastadora da Polícia Federal e outras polícias, Lula foi tombado. Pelo Sarney. E todos sabem: quando o Sarney fala, acontece. Afinal, quem manda no país? Alguns dirão que é o próprio Lula, outros, que é o Zé Dirceu, mesmo preso (o que dificilmente acontecerá). Ainda outros lembrarão ingenuamente a Presidente Dilma e não faltará quem fale em Maluf e genuínos chefes de quadrilha. Mas não é o Sarney?...

     Com 82 anos, o mais antigo político do país continua político, o que é um grave sintoma de apego ao poder. Transformou-se em Presidente do Brasil quando Tancredo Neves morreu oportunamente. Foi amigo de todos os demais presidentes e manda no Senado, talvez nas duas Casas do Congresso. 

     Certa vez, quase foi derrrubado do trono, quando a CPI da Corrupção, em fevereiro de 1988, detectou repasse de verbas para uns e outros amigos não somente no Maranhão. O seu ministro do Planejamento, Aníbal Teixeira, depois de exonerado deu entrevista transferindo as acusações de corrupção para o presidente Sarney e o secretário geral do Ministério, Michal Gartenkraut. Inclusive, o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida, divulgou nota condenando a corrupção no governo Sarney. O genro do então Presidente, Jorge Murad, foi acusado de intermediar o repasse de verbas federais para o estado do Maranhão, reduto eleitoral dos Sarney. Não deu em nada, como vocês podem imaginar. Algumas acusações aqui, outras ali, mas quem é que manda no Brasil?

     Diziam que era o Toninho Malvadeza, conhecido por ACM (Antônio Carlos Magalhães), mas o ACM, apesar do apelido maldoso, nunca fez alianças com o PT. Ou o Mercadante, por causa do nome, e este é um país muito capitalista. Erro. Tampouco o PCC, como supõem blogueiros da direita explícita; nem o BOPE, apesar dos filmes. Não é Pelé ou a Xuxa, soberanos eleitos por globais. Engano.

     Pois o José Sarney resolveu defender o Lula. Amigos são amigos. Com a descoberta das atividades extracampo do ex-presidente e, principalmente, depois das declarações de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República, incriminando Lula no Mensalão, muitos foram em socorro do filho do Brasil, que não é do Maranhão e sim de Pernambuco, dizendo que não, não é possível, não é verdade, Lula era incapaz de fazer ou de saber; os outros sim, ele não. Ele?! Jamais!

     Entre esses tantos, José Sarney. E o que foi que disse o presidente dos presidentes, senhor do Maranhão?

     Afirmou que Lula é um símbolo, um patrimônio brasileiro. Pronto! José Sarney falou, tá falado. Não se toque mais no assunto, porque a última palavra já foi dada em tom de indignação. Lula já pode voltar para o Brasil e dizer que as elites estão tramando contra ele um novo tribunal de exceção. Ou coisa parecida. Não se sabe com certeza se ele sabe dizer coisa parecida, mas não é improvável.

     Lula respondeu (o que faz Lula no Cazaquistão?): "O senador tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum". Lula e Sarney não são pessoas comuns. Estão acima de tudo. Da lei, da Constituição...

     Lula foi tombado por Sarney. Brevemente se tornará imortal, como o seu dileto amigo. É um patrimônio e patrimônios são intocáveis.

Um comentário:

  1. Interessante análise sobre quem manda no Brasil, hoje. Imaginava que o Sarney era apenas um senhor idoso. Só não entendia porque Presidente do Congresso. Valeu também pelas informações.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...