sábado, 8 de março de 2014

SEU CHICO E A DEFESA DA HONRA




- Mas o senhor tem certeza que esse tal de Vladimir Putin não é gaúcho? – perguntou seu Chico.

   Estávamos assistindo um daqueles jornalões entreguistas e americanófilos, a pedido do seu Chico que queria saber a opinião deles – “embora a gente já saiba a quem eles obedecem”. E a “opinião” deles é que a Rússia é muito má por defender a península da Criméia e não obedecer aos Estados Unidos. Comentaristas sediados em Washington, Nova Iorque e outros lugares estratégicos previam – ou desejavam – uma guerra na Ucrânia, onde a OTAN seria “obrigada” a intervir. Desligamos quando começaram os comentários, que já estavam nos provocando azia. 

- Veja o senhor – continuou – que quando eles invadiram outros países, esses mesmos aí – e apontava para o televisor desligado – defenderam as invasões como se fosse uma guerra santa. E olhe o estado em que deixaram o Iraque e o Afeganistão: terra arrasada e milhares de mortos civis! Sem contar os presos e torturados, que nisso eles são especialistas. 

- E não foi só o Iraque e o Afeganistão, seu Chico. O senhor não se lembra da invasão da Coréia e do Vietnã? 

- Se lembro! E como apanharam! Americano é um bicho que gosta de apanhar. Querem porque querem mandar no mundo, mas não perguntam pro mundo se ele quer obedecer a eles, e acabam invadindo os países e sempre apanhando! Adoram apanhar! Aliás, chamar aqueles estrupícios de “americanos” é até uma ofensa pra nós da América Latina. O que eles são é anglófilos e seguem o exemplo da matriz, a Inglaterra, país de piratas e de selvagens que detestam a paz e o bom convívio entre os povos. É gente que não pode viver sem guerras. 

- Qual deles? Estados Unidos ou Inglaterra? 

- Os dois. Pois não são unha e carne? A Inglaterra domina a Europa e encarregaram os Estados Unidos de dominar a América Latina. Veja quantos golpes de estado aqui! 

- Inúmeros, e estão sempre preparando mais um. Agora é na Venezuela. Mataram o Chávez e não vão descansar enquanto não fizerem o mesmo com o Nicolás Maduro. 

- E no Brasil, começaram golpeando o Getúlio, continuaram com o Jango e estão ameaçando novo golpe. E sempre falando em democracia, mas a democracia deles costuma ser contra o povo. 

- Sem contar a Líbia, que eles destruíram bombardeando dia e noite, seu Chico. E junto com a Líbia, aproveitaram para tomar o Marrocos, a Tunísia, a Argélia e recentemente deram um golpe de estado no Egito. Todo o norte da África. E agora, forças da ONU – que é deles – está invadindo, aos poucos, uma série de pequenos países do sul e do centro da África. 

- O senhor não está se esquecendo do Irã? É uma cretinice sem conta! Logo eles, que tem todas as bombas atômicas que quiserem, acusam o Irã de estar construindo a sua bombinha. É de um cinismo a toda prova! E isso porque querem achar uma desculpa para fazer guerra aos persas, que são aliados da Rússia. 

- E a Síria, seu Chico, não esqueça a Síria! Lá eles tentaram dar um golpe igualzinho ao que fizeram no Egito, com Anonymous e black blocs devidamente fantasiados incitando o povo pela internet, e quando não deu certo, a CIA tratou de contratar mercenários para fazer a guerra na Síria. O governo reagiu e eles estão preparando a invasão daquele país. Invasão legalizada pela ONU, como sempre acontece. 

- E o senhor pode estar certo de que esse é o desejo deles, e não deve demorar muito. Por isso, tentaram cercar a Rússia, que é aliada da Síria e do Irã, promovendo uma revolta na Ucrânia que resultou nesse golpe de estado. 

- E por falar em hipocrisia, seu Chico, o golpe foi dado por fascistas e neonazistas apoiados pelos Estados Unidos e União Européia. Agora eles pactuam com os fascistas. 

- Não é de agora, esse menino. Pois não foram eles que pegaram os cientistas alemães da época do nazismo para fazerem a bomba atômica? E a política deles, que só permite dois partidos iguais concorrendo às eleições. Isso não é fascismo? E aquele povo deles, abobado em frente à televisão, aceitando tudo o que dizem, não é um povo totalmente dominado e hipnotizado? O que me lembra da nossa política... Pra variar, uma cópia... Mas, voltando: quando a Rússia reagiu, eles ficaram muito brabos. 

- Esperavam o que, seu Chico? Que a Rússia aceitasse um Estado fascista ali nas suas fronteiras? 

- Nas suas barbas! A Ucrânia é um ótimo lugar para uma base dos Estados Unidos. Uma base de mísseis - bem entendido - apontados diretamente para a Rússia, que tinha mais era que reagir mesmo. O contrário seria entregar os pontos. Seria o suicídio. 

- No jogo de xadrez, quando o adversário ataca no flanco, a resposta imediata deve ser um contra-ataque no centro. 

- E quando não dá para contra-atacar no centro? 

- Nesse caso, seu Chico, a melhor estratégia é um bloqueio na ala do Rei – através de um roque avançado, como se diz. Enquanto isto, é preparado o ataque ao Rei adversário. Mas não se pode perder tempo, protelar, ou a partida estará perdida. 

- E foi isso o que os russos fizeram. Bloquearam o seu roque, se protegeram, fincaram bandeiras, botaram o pé. E, se for o caso, vão contra-atacar. É uma questão de defesa da honra, palavra tão pouco usada e menos entendida, atualmente. Esta é a razão porque eu perguntei se o Putin é gaúcho. Lembra Sepé Tiaraju gritando para os mamelucos invasores: “Esta terra tem dono!”. 

- Pois não é de duvidar que o espírito seja o mesmo. Se bem que os nossos gaúchos de hoje... 

- Estão se curvando muito. E diz-que quem muito se curva, acaba mostrando... 

- É verdade, seu Chico.  

- Como o nosso governo ou os nossos governos em relação aos Estados Unidos – não é, esse menino? 

- Uma tristeza, seu Chico. 

- Demais de triste... 

- Triste mesmo... 

- Mas!...

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria com informações e análises sobre diversos países, tendo como pano de fundo o sempre maquiavélico Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...