sábado, 1 de março de 2014

UMA NOVA GUERRA NA CRIMÉIA?






De 1853 a 1856 aconteceu a Guerra da Criméia, uma península localizada nos Bálcãs, ao sul da Ucrânia e no sul da Rússia. França, Inglaterra, Império Otomano (hoje Turquia) e a Sardenha uniram-se para derrotar o então Império Russo. A questão foi basicamente estratégica, geopolítica: dominar os Bálcãs, que ficam na região sudeste da Europa. Agora, 100 anos após a 1ª Guerra Mundial, iniciada em 1914, anuncia-se novo conflito na região. 

    O parlamento russo autorizou o presidente Vladimir Putin a enviar tropas para a região da Criméia, com o objetivo de proteger os cidadãos russos, que ultrapassam 60% naquela república autônoma ainda ligada à Ucrânia. A outra razão do desembarque de tropas russas na Criméia – ação que os aliados ocidentais jamais imaginaram tão rápida – é proteger a frota russa localizada no Mar Negro. 

   Antes disso, radicais islâmicos de origem tártara, na República Autônoma da Criméia tentaram fazer o que os ucranianos dirigidos por fascistas, através de uma organização chamada “Setor de Direitas” – os Black Blocs ucranianos -, fizeram a partir da revolta concentrada na praça Maidan, agora apelidada de praça Euro, no centro de Kiev, capital da Ucrânia.

  Desde que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanucovich, rejeitou o acordo comercial com a União Européia, que foi preterida em favor da Rússia, foram necessários apenas três meses de manifestações contra o governo ucraniano, e um grande tiroteio na praça Maidan (Euro?) deixou mais de cem mortos e inúmeros feridos, entre policiais e manifestantes armados, levando Yanucovich a recuar sob as pressões políticas da Europa e dos Estados Unidos, cedendo o poder para o parlamento ucraniano (RADA), que o destituiu, e só lhe restou fugir para a Rússia, sob pretexto de proteger a sua vida e a de sua família, e a ele foram imputadas todas as mortes ocorridas nas manifestações, inclusive as provocadas pelos franco-atiradores do “Setor de Direitas”.

    Ato-contínuo, e ante a absurda omissão da Forças Armadas ucranianas, que permaneceram nos quartéis a tudo assistindo e descumprindo o seu dever de proteger a Constituição, os Black Blocs tomaram o poder e libertaram políticos presos que apelidavam de presos políticos, como a ex-primeiro-ministro da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, acusada de vários crimes, tais como: intenção de subornar a Suprema Corte, mau uso das finanças públicas, abuso de poder e evasão fiscal (desvio de quase 200 milhões de dólares).

    Outro político preso por peculato e abuso do poder foi o ex- primeiro-ministro Yuri Lutsenko, que, certa vez, também foi detido no aeroporto de Frankfurt, devido a embriaguez. Depois de solto, criou o direitista Partido de Auto-Defesa Popular e declarou-se aliado de Yulia Tymoshenko. Ambos, Tymoshenko e Lutsenko, muito amigos da União Européia e dos Estados Unidos, aos quais estão prontos a entregar a Ucrânia, deverão concorrer nas próximas eleições presidenciais, provavelmente na mesma chapa.

           Traçando um paralelo não muito distante da realidade, é como se os políticos momentaneamente presos, José Genoíno e José Dirceu, após uma insurreição popular-petista contra qualquer coisa como, por exemplo, os cinco ministros do STF que preservaram a sua dignidade não votando a favor dos embargos infringentes, ou resultados de eleições não favoráveis ao seu partido, fossem soltos por mascarados armados e concorressem a cargos, como Presidente, vice, etc. Ao lado de Lula, eternamente embriagado pelo poder.

  Na Ucrânia, a “revolucionária” praça Maidan transformou-se em um centro comercial. Segundo matéria do dia 23/02 do Jornal de Notícias, de Portugal, vendem-se souvenirs “para todas as bolsas, credos colecionistas ou preferências clubísticas”. Canecas decoradas com imagens de milicianos atirando bombas incendiárias custam 4 euros. “Há Organizações Não-Governamentais de credibilidade duvidosa a pedir para tudo e mais alguma coisa”. O cachecol do Dínamo de Kiev custa 12 euros. Ou, como escreve o articulista Alfredo Leite: “Não foi seguramente por terem vivido tantos anos debaixo de uma economia planificada, em que o Estado ditava as regras que nada tinham a ver com o mercado, que os ucranianos não aprenderam – e rápido – os preceitos do capitalismo mais feroz e oportunista”.

    Capitalismo. Um golpe de estado não é nenhuma novidade em países reticentes quanto ao capitalismo imposto por Estados Unidos e seus irmãos europeus. No entanto, muitos dizem que não houve golpe na Ucrânia. Li na Carta Maior que foi um quase-golpe. E fiquei a matutar: se foi um quase-golpe, então foi um talvez, um quem sabe, uma possibilidade, uma hesitação, como a dos militares ucranianos que fingiram que não era com eles. Alguns afirmam que golpe tem que ser fardado, com selo e marca registrada. Na Ucrânia não foi assim, não houve necessidade. As armas foram usadas pelos milicianos do “Setor de Direitas”, talvez cedidas pelo exército. E os milicianos foram liderados por Vitali, Klitschkó, um ex-boxeador que também deseja ser presidente.

    Há indícios de que o golpe na Ucrânia liderado por políticos corruptos (desculpem a redundância) apoiados por Estados Unidos, União Européia e OTAN, tem como objetivo maior forçar uma guerra civil na Ucrânia, com a provável separação da Criméia, que já é uma república autônoma onde a maioria do povo se identifica com a Rússia. A Ucrânia servirá apenas como ponto de apoio, base para as tropas da OTAN, lugar onde serão colocados os mísseis estratégicos apontados para a Criméia e, principalmente, para a frota da Rússia no Mar Negro.

         É como se, por exemplo, José Dirceu e quadrilha demorassem muito para sair da cadeia, perdendo o carnaval e outras benesses que o dinheiro roubado ao povo lhes dá e pedissem o apoio da União Européia, OTAN e Estados Unidos, que invadiriam a Papuda e outras penitenciárias onde supostamente estão presos.

   Estados Unidos e aliados não hesitarão em provocar uma guerra naquela região. A Rússia, que apóia a Síria e o Irã, inimigos declarados do “grande Satã” ocidental, já foi identificada como o inimigo a ser destruído e, se isso acontecer caem todos os governos ainda independentes, a começar pelos países rivais do Oriente Médio. Como conseqüência, a China ficará cercada e será obrigada a ceder em todas as frentes. 

           É como se, por exemplo, José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e outros ladrões menos cotados e endeusados pela multidão ululante de petistas de cabeça feita e desejosos de seguir o exemplo de seus ídolos, resolvessem que o Brasil deve anexar o Paraguai e mandassem os “brasiguaios”, que já têm quase metade das terras daquele país, promover manifestações carnavalescas e seguidos jogos do time do Lula, a ponto de nausear o povo paraguaio, que reagiria gritando “silêncio ou morte”, momento em que generais amicíssimos de Dilma Roussef, com grande experiência em invasão de favelas... 

   Por enquanto, os aliados ocidentais tentam o levante popular na Criméia, fomentando a rebelião entre os tártaros fundamentalistas. Por seu lado, a Rússia, que questiona a legitimidade do novo governo da Ucrânia, já está mobilizando as suas tropas. Os países imperialistas ocidentais tentam provocar uma guerra exatamente na fronteira russa, um plano estrategicamente bem urdido, que teve início com as manifestações em Kiev, seguidas do golpe de estado. A idéia era justamente causar uma grande tensão na península da Criméia, conforme está acontecendo. Sebastopol, cidade de 330.000 habitantes, é a sede da frota russa no Mar Negro e, em caso de guerra, será o principal alvo dos mísseis da OTAN. 

    Ao contrário do que alguns analistas escrevem uma guerra na Criméia não é o mesmo que a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos, país que prefere guerrear muito longe de suas fronteiras. Segundo André Vitchek e Noam Chomsky em seu livro “On Western Terrorism”, o governo dos Estados Unidos já assassinou cerca de 60 milhões de pessoas desde o fim da 2ª Guerra Mundial, em guerras e intervenções por todo o mundo. 

     E continuam abrindo frentes de combate em países como Tailândia, Venezuela e Ucrânia, através de “primaveras coloridas” sob o comando da CIA e de seus mercenários. Sem contar a Síria, que, tudo indica, está para ser invadida por tropas européias e estadunidenses. O golpe de estado fascista na Ucrânia é quase uma declaração de guerra à Rússia, que na atual situação, não poderia se manter alheia aos acontecimentos e fragilizar ainda mais as suas fronteiras. 

   Trata-se, também, de testar armas e poderio bélico: uma queda de braços, que poderá ser decisiva, entre Rússia e Estados Unidos e seus aliados. Além disso, a Europa está em franca bancarrota, salvando-se dois ou três países, como Alemanha e Inglaterra (que não aderiu ao euro), e sempre que houve uma grande quebra em países capitalistas, a solução encontrada foi uma grande guerra, favorecendo a indústria bélica e os banqueiros internacionais. O capitalismo, ao contrário do que alardeiam os seus defensores e propagandistas, é um clube muito exclusivo. 

            É como se, por exemplo, o PT perdesse as próximas eleições – devido a erro de programação nas máquinas virtuais apelidadas de urnas, ou a qualquer outro motivo – e conclamasse os seus lúcidos seguidores, sempre hipnotizados pelas verdades dos líderes partidários, a acampar nas principais praças do país, alegando fraudes ou qualquer outra tramóia do irmão gêmeo opositor, e dos protestos resultasse...

Um comentário:

  1. Muito boa matéria sobre o que se passa, hoje, na Ucrânia. Ótimas informações e análises. Valeu, Blogueiro.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...