sábado, 14 de junho de 2014

SEU CHICO E A COPA DO MEDO




- Seu Chico, o que o senhor está achando da Copa do Mundo? 

- A Copa do Medo e não a Copa do Mundo. O Governo está muito amedrontado. Como de hábito, o medo é do povo. Cercaram as favelas do Rio com o exército, com medo de que do povo realmente emane o poder, o poder real e não o poder virtual, como o daquelas maquininhas suspeitas que chamam de urnas eletrônicas. 

- Mas o time do Brasil, seu Chico, o Neymar... 

- Pois o senhor há de ver que o time do Brasil é aquilo que se viu no jogo contra a Croácia: com um goleiro adversário que aceita chutes de fora da área e um juiz amigo. Quanto ao Neymar, desta vez eu gostei mais do penteado dele, mas continua dando tapas no rosto dos marcadores. Alguém devia ensinar pra esse menino que não se bate em cara de homem! Imagine se fosse aqui no Rio Grande!... Ia receber uma boleadeira nas patas pra nunca mais! 

- E no todo, a Copa não está sendo uma maravilha? 

- Bota maravilha nisso! Principalmente para os empresários da construção civil que fizeram aqueles elefantes brancos que agora chamam de arenas, veja o senhor. Que eu saiba, arena era onde os gladiadores se matavam, na Roma antiga, ou onde os leões comiam os cristãos. Mas não fica muito longe disso. O futebol não é mais arte e atrai mais pela violência que por outros motivos. Em primeiro lugar, o preparo físico, depois, muito depois a técnica. Só falta os jogadores usarem capacetes e armaduras, como naquele esdrúxulo futebol dos Estados Unidos – coisa mais feia de se ver! 

- Pelo menos, seu Chico, as manifestações de rua estão mais calmas. 

- Calmitas no más... Até agora só uns 10 ou 12 feridos e 30 ou quarenta presos. E como não estariam? Além do Exército, Marinha, Aeronáutica, a polícia está muito adestrada, usando armas as mais modernas, como granadas de gás lacrimogêneo que soltam estilhaços para ferir Deus e o Diabo, balas de borracha que derrubam as pessoas e quebram os ossos, o tal de spray de pimenta pra cegar até o Cristo Redentor. Desse jeito só saem às ruas os mais desesperados e os suicidas em potencial. Desde a época da ditadura militar que eu não via tanta ostentação do poder fardado. E ainda por cima... 

- O que, seu Chico? 

- Mas o senhor não sabe? Durante o período da tal da Copa, o Brasil deixa de ser dos brasileiros, perde a sua soberania. Além de ser governado pelas regras da FIFA, centenas de policiais estrangeiros estão mandando na polícia brasileira, ensinando como é que se faz para reprimir o povo. O Governo está tão assustado que está vigiando até os céus, com medo de alguma bomba terrorista voadora. Não são só aviões e helicópteros. Compraram ou alugaram aqueles aviões que parecem brinquedo de criança, os tais de drones, para ficaram espionando todos e qualquer um, porque não há quem não seja suspeito em tempo de Copa do Mundo no Brasil. O medo é muito grande. 

- O senhor não acha que tem que prevenir o vandalismo, as depredações? 

- Ah tem, isso lá tem... Depredar é muito feio, coisa de gente mal educada, como aqueles jogadores que dão socos nas bochechas dos adversários, confiando na impunidade. Tem que prevenir sim. Mas violência atrai violência. E existe maior violência que gastar bilhões para uma festa que durará, no máximo, um mês, deixando o povo sem saúde, educação e na maior miséria? Isso sim é violência, e violência oficial. E, se reclamar, baixa o cacete! Tudo em nome do que eles chamam de democracia, e o senhor há de saber que esse tipo de democracia é feita para dez por cento, e olhe lá! 

- Mas no fim o Brasil vai ganhar, seu Chico. 

- Pode ter certeza disso. Prepare os foguetes. Já tivemos uma mostra na primeira partida de como será essa vitória. Na verdade, não é o Brasil que vai ganhar, não é o povo brasileiro, que ficará muito alegre e carnavalesco por algum tempo, mas depois volta a bater a realidade e vai se dar conta que nada mudou, apesar da vitória no futebol. Quem vai ganhar de verdade é o Governo, que aproveitará a vitória na Copa para se reeleger na base da demagogia. O povo, a grande maioria, continuará perdendo. 

- O senhor está sendo muito pessimista, seu Chico! 

- Realista é a palavra certa. Eu até que sou muito otimista, acreditando que este povo um dia poderá... 

- Será? 

- Quem sabe?

Um comentário:

  1. S.Chico continua o mesmo. Devarito no mas vai dizendo as verdades sobre nosso país. Parabéns pelas análises sobre a copa do mundo.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...