sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO


Hoje, 19 de novembro, o blog está de aniversário. Faz 1 aninho. Até parece mentira que já passou todo esse pequeno tempo. No início, foi bastante difícil – como disse o noivo para a noiva na noite do casamento. Mil dificuldades.

     Eu tinha me decidido a fazer um blog, mais para postar as minhas poesias, que se acumulam em pastas e, de vez em quando, saem para se acomodar em uma ou outra antologia de poetas bageenses – e ficam antológicas. E poesias antológicas inevitavelmente são pedantes, se achando o máximo, com o nariz empinado, exigindo novas letras e versos mais trabalhados. Pensam-se eternas e sempre esperam aplausos.

     Daí o blog. Pensei que em um simples blog elas ficariam mais honestas em sua simplicidade de poesias. Que nada! Ficaram alvoroçadas, queriam ser publicadas uma atrás da outra, faceiras por estarem na Internet.

     Tive que usar de estratégia, publicando também contos e crônicas e outros textos que não sei exatamente definir o que sejam. Alguns, bem compridos, resultado de pesquisas; outros bem mais leves – apenas imaginação. De vez em quando uma poesia.

     Gostei. Agora não paro mais de escrever. E comecei a observar os leitores. A informática tem dessas coisas: permite que se saiba qual o tipo de matéria preferida. E me dei conta que as pessoas lêem menos poesias que outro tipo de texto.

     Não é uma questão de não gostarem das minhas poesias – não são a excelência em si, mas, também, não são de todo ruins. A maioria dos visitantes apenas não lê poesias. Há quem goste, mas a maioria prefere textos curtos. Ou, como dizem, “textos de blog”. Aprenderam a pensar em blog como sendo uma coisa leve e passageira, como uma brisa de fim de tarde. Acostumaram-se aos textos curtos e apenas informativos ou críticos, mas curtos.

     Que fazer? Eu até escrevo textos curtos, mas são raros. E sinto prazer em escrever. Gosto de enveredar nas frases como se fossem novos mundos a descobrir e a exigir de mim o seu desbravador. É como amar: não existe meio-termo. É claro que às vezes me atrapalho com as palavras, erro na concordância, cometo gafes gramaticais ou me torno repetitivo. Mas tenho a felicidade de ter ótimos e compreensivos leitores, que me julgam com complacência.

     Já faz três dias que o blog tem uma nova participante: Nadia Gal Stabile. Pedi ajuda a ela para um problema de espaço que estava havendo entre um texto e outro e ela se propôs a fazer bem mais – redesenhar o blog. E olhem só como ficou! Não está uma beleza? A Nadia é uma daquelas pessoas raras que gostam de ajudar a todos, e tem amor à arte pela arte. Aliás, como os leitores e os seguidores deste blog e de todos aqueles que amam a vida, a natureza e se dedicam a lutar contra a farsa e o cinismo que nos cerca. 

     Exatamente um ano depois e mais de 100 postagens (parei de contar depois que passou de cem) o blog está renovado, com a cara rechonchuda e bonita de um bebezão de um ano. Renovado como a entrada da Primavera. Vamos brindar a isso!

2 comentários:

  1. Bom dia Fausto!!!Parabéns pelo aniversário do blog!! E que tenha vida longa!! E sou eu que agradeço e fico feliz com sua participação no Sarau Para Todos!! Agradeço seu carinho e atenção e agora vou ler o post anterior a este, porque porque o do Tiririca ,já li!! este tema da educação me interessa!! e é preciso mesmo transformar o sistema educacional, desde a base até a academia!! este que temos hoje faliu há muito tempo, infelizmente! abração e felicidades na sua arte de escrever!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Beleza! Parabéns pelo sucesso merecido! Parece que foi ontem... Que legal a nova cara do Blog! Nada como ter a cooperação de pessoas competentes e generosas. Valeu!
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...