quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OS NORDESTINOS SÃO UMA RAÇA?


Fiquei sabendo que os nordestinos são uma raça. Então temos uma raça no Brasil, que inclui todos os nordestinos, supostamente. Uma estudante de Direito postou algumas bobagens na Internet contra os nordestinos e está sendo acusada por crime de racismo.

     Que coisa mais estranha! Então o fato de nascer em determinada região do país – por exemplo, o Nordeste – significa pertencer a uma raça? Incrível! Fantástico! Espetacular!

     Eu gostaria de saber quais são as características da raça nordestina. Que eu saiba – mas poderei estar errado – a região nordeste do Brasil, constituída por nove estados é onde há maior miscigenação étnica. Ameríndios, europeus e africanos produziram mulatos, cafuzos e caboclos. Mas mulatos, cafuzos e caboclos continuam se miscigenando, o que poderá resultar, futuramente, o que até Darcy Ribeiro entendeu que poderia vir a ser uma raça “brasileira”.

     Mas ainda não há uma raça brasileira; não há uma raça nordestina. Nem uma raça sulista, uma raça amazônica, uma raça sudestina, uma raça do centro oeste, e por aí vai... Mas poderei estar errado...

     É sempre bom colocar esse adendo – “poderei estar errado” – porque o Estado brasileiro, principalmente depois da ascensão do petismo parece estar em uma espécie de estranha evolução centralizadora, para usar de todos os possíveis eufemismos, e quem não for Dilmístico deve tirar o cavalinho da chuva, porque o mar não está para peixe e vem por aí chumbo grosso. É o que parece, pelo menos... Poderei estar errado...

     Mas os nordestinos são uma raça!... Quem diria!...

     Provavelmente seja uma classificação estilo “politicamente correto” – o que não deixa de ser apenas uma expressão medrosa e não explica nada. Caso contrário, teríamos que andar com o Manual do Politicamente Correto embaixo do braço, porque as variações, classificações e conceitos a respeito tem mudado bastante. Depende sempre dos donos do poder. E você sabe que a dona do poder, hoje, é a dona Dilma e a dona Dilma é uma pessoa, como dizer, muito boa, embora um pouco exacerbada às vezes. Mas poderei estar errado.

     Cuidado ao andar pela rua! Há câmeras petistas observando tudo o que você faz. Comporte-se! Sorria.

     Principalmente, não fale mal dos nordestinos. É uma gente muito boa, com muito axé. Eles não tem culpa de terem votado em peso na Dilma. Tudo é uma questão de cultura política, de educação, de compreensão (ou não) dos fatos políticos. Nunca de interesse ou de dinheiro - o que é isso?!

     Todos sabemos que o Nordeste é a região mais pobre do Brasil, com o maior índice de analfabetismo e ignorância, que sofre com o trabalho e com a prostituição infantil, com grande aumento da criminalidade, com o inchaço da periferia das maiores cidades e com o baixo desenvolvimento econômico do interior. É a região de menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil. E de maior sofrimento. Em muitos lugares, as pessoas moram em palafitas e comem caranguejos.

     Culpá-los do quê?

     De serem eternamente explorados pelos grandes fazendeiros, pelos usineiros, pelos coronéis? E porque essas pessoas, que detem o poder político, como os Sarney, Collor e outros, trocam favores com o povo pobre em troca de votos? E que por essa razão a Dilma aliou-se a eles para conseguir se eleger? Usando a sua miséria, a sua ignorância, as suas múltiplas necessidades?

     O povo não tem culpa de ser explorado; o povo tem culpa de ser explorado.

     Onde está a verdade?

     O povo não tem culpa porque precisa urgentemente comer e tentar sobreviver aceitando as migalhas de onde vierem.

     O povo tem culpa porque não se organiza, não se conscientiza, prefere ser eternamente subjugado e nunca faz nada por si mesmo.

     Agora mesmo, a Dilma está prometendo mundos e fundos para o Nordeste. É dando que se recebe; uma mão lava a outra. E ele, o povo pobre e ignorante, acredita. Pensa que emprego e vida melhor cai do Céu por ordem do ou da Presidente. Ou porque o padre Cícero vai ajudar. Acostumaram-se com isso. Com essa atitude passiva, crente, sempre esperando ajuda dos outros, “porque a vida é assim mesmo” –pensam.

     Uma questão de cultura. De pobreza e de miséria. De ignorância. Uma questão que eles mesmos deverão resolver um dia, quando se decidirem a abrir os olhos.

     Mas não uma questão de raça. Contem outra!

2 comentários:

  1. Concordo. Vem ao encontro do que tenho frisado à respeito da cultura de nosso povo: pobreza+falta de consciência= alienação. Realmente raça é outra história.
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fausto, tudo bem?
    Ainda estou tentando ler as suas postagens, pois estava viajando.
    Esta em particular me chamou a atenção.
    Nordestino passou a ser uma espécie de raça sim, aquela que é usada como moeda de troca. Dá até para se repensar no sentido da escravidão: antigamente se trocava escravos em mercados, agora usam outro tipo de moeda, como “os bolsas isso ou aquilo”, porém, com a mesma intenção que é de usa-los ao seu “bel” prazer. O sentido é o mesmo. Esse povo sofre o cão, bate a cabeça, porém, nunca irão entender que são usados, que seus filhos continuarão com as enormes barrigas de vermes, que a água nunca será suficiente, que as escolas apenas existem no papel, e os hospitais........ Acho que a credulidade deles é a razão. Quem conhece o nordeste e seu povo, acaba por se encantar com o carinho que nos dispensam isso de forma gratuita. É incrível a acolhida, principalmente sendo você do sul ou sudeste. Não sei bem o que acontece com os que se aventuram em busca de uma vida melhor, veja, que nem bem comporta a quem nasceu aqui. Acho que se o nordestino é considerado uma "raça", essa raça é diferente em termos de comportamento, dos de lá e dos de cá. Sinto que os bons, desta vez não são os escolhidos e sim os excluídos, pois, embora lá permaneçam, lutam com dignidade por dias melhores. Quanto aos daqui, somente um dado a acrescentar: 91% da população carcerária são do norte ou nordeste. Dá para pensar mesmo: que tipo de raça é essa?
    abraÇOS

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...