terça-feira, 10 de junho de 2014

O SHOW E OS DEZ POR CENTO DO NEYMAR




Juca Kfouri, especialista em futebol, disse no programa Roda Viva, da TV Cultura, que Neymar vale mais que os nossos educadores. E explicou: vale mais porque atrai uma grande audiência e os educadores do Brasil ficariam muito felizes se recebessem dez por cento do que ganha o Neymar. Qual a escolaridade do Neymar? Quem souber que me diga. O referido futebólogo foi aplaudido pelos demais participantes do programa, que concordaram que o principal é o show. Educação fica pra depois. Depois do que não se sabe, mas deve ser depois do carnaval no campo. Ou nos campos de futebol. 

   Este é um país de muitos campos de futebol e de estádios que valem bilhões, justamente para abrigar uma classe média ociosa que pode pagar pelos ingressos, jogadores afortunados e jornalistas que sabem muito de futebol. A Copa do Mundo no Brasil também foi feita para esses jornalistas, que devem estar ganhando muito mais que nossos educadores. Para transmitir e comentar futebol.  

   A mentalidade futebológica que domina no país das Patranhas e Tramóias leva a torcida a pensar que educador deve ficar nas salas de aula e se contentar com os seus miseráveis salários. Se, um dia, em um Brasil ainda utópico, os educadores brasileiros passarem a receber dez por cento do que hoje ganha o Neymar, acreditam os especialistas em futebol que este será um país realmente maravilhoso. Qual a escolaridade do Neymar? 

   Quanto ganha o Neymar? Quantos milhões? É bom que o povo brasileiro fique sabendo esses detalhes para que possa fazer alguns cálculos. Afinal, se até pessoas eruditas... em futebol concordam que professores devem ganhar dez por cento não do salário do Neymar, mas tendo como base o que recebe o famoso jogador, já é hora de nos prepararmos para grandes passeatas pelos dez por cento do Neymar. Qual a escolaridade do Neymar? 

   Os dez por cento do Neymar equivaleriam, talvez ao seu penteado ou somente a alguns fios de cabelo? Quanto ganha o Neymar? E o Felipão que, com certeza, vai se aposentar depois da Copa, ganhando... Quanto? Mas o Neymar, essa maravilha que vale o seu peso em ouro e pedras preciosas e que está morando longe do Brasil, longe de toda esta miséria e cultura da corrupção, quanto ganhará o simpático rapaz? Qual a escolaridade do Neymar? 

   O show vai começar. Aliás, já está começando. Prepare suas chuteiras, pátria brasileira, mesmo que seja apenas para chutar o lixo e assistir de longe o feérico e deslumbrante espetáculo. Como vai ser um show movido a chutes, quem sabe aproveitamos para chutar... Mas quanto ganha o Neymar? Quanto vale um chute do Neymar? E um gol do Neymar está cotado em quanto? Qual a escolaridade do Neymar? 

   O show vai começar ou já começou e todos os especialistas em futebol deverão estar falando sobre o Neymar: o Neymar acordou, o Neymar dormiu, o Neymar entrou em campo, o Neymar, pulou, o Neymar correu, o Neymar sorriu, o Neymar... Quanto vale um sorriso do Neymar? Já imaginaram o valor de cada perna do Neymar, de um único pé? 

   Deve ser bem mais que um salário mínimo, vocês não acham? Afinal, o Neymar faz parte do show, ajudado pelos jornalistas futebolizados e pela torcida hipnotizada. E o que importa é o show. O show é que dá dinheiro, o show é que vende. O salário de um educador não pagaria um jogador de várzea no deslumbrado país de tantas chuteiras, mas educador não dá show, apenas tenta ensinar para alunos que pensam em futebol e que gostariam de ser o Neymar. Quanto ganha o Neymar? Qual a escolaridade do Neymar?

Um comentário:

  1. Também ouvi parte da entrevista na Cultura com Juca Kfouri, toda seria intragável e um atentado ao bom senso. Absurdo! Parabéns pela matéria. Disse tudo.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...