quarta-feira, 25 de junho de 2014

OS PERIGOSOS DENTES DO URUGUAI



Provavelmente a FIFA (leia-se Brasil) tire Luizito Suarez da Copa, sob a alegação de que ele teria dado uma mordida no ombro de um italiano, na partida vencida pelo time da República Oriental. A outra possibilidade é que Suarez, ao pular, tenha batido com os dentes no ombro do italiano. Todos sabem que ele é dentuço. 

  Para o Brasil, que já está assustado com o Chile, tirar Suarez da Copa seria perfeito, o que diminuiria substancialmente a força de ataque do time uruguaio e não é impossível que Brasil e Uruguai joguem entre si nas quartas-de-final, ocasião em que os especialistas em futebol chamarão o jogo de “vingança brasileira” – no mínimo. O trauma, principalmente entre cariocas e paulistas, da derrota para o Uruguai na Copa de 1950, permanece latente e só será resolvido durante esta Copa se e quando o Uruguai for eliminado. 

  Não é extremamente curioso que a FIFA se preocupe exclusivamente com os dentes de Suarez, em uma suposta falta que não foi assinalada pelo árbitro ou pelo assistente que corria por aquele lado? Os dentes de Suarez são mais perigosos e faltosos do que o tapa que o Neymar deu no jogador da Croácia no jogo de abertura da Copa? Mais terrível que as inúmeras faltas grotescas não assinaladas pelas arbitragens durante esses jogos da Copa e que sequer foram lembradas para serem punidas pela FIFA por uma imprensa claramente tendenciosa?

  A marmelada já começou e todos os caminhos levam o Brasil a conquistar o hexa, principalmente os caminhos gerenciados pela FIFA. Outro exemplo dessa triste manipulação, que tirará completamente o brilho da conquista brasileira, que somente será evitado caso alguma dessas seleções que enfrentará Brasil se resolva a jogar de verdade, é o já famoso gol de impedimento do Fred contra a ridícula seleção de Camarões.

  Todos viram que foi gol de impedimento, mas foi tamanha a pressão da imprensa brasileira que a FIFA “reconheceu” que houve uma falha na sua transmissão, que a linha de impedimento estava mal colocada e que o gol foi legítimo, apesar do que todos viram. Isso é extremamente grave. Se a FIFA não está mentindo e se dobrando às pressões brasileiras, é de se pensar que em todas os jogos anteriores, a transmissão das imagens sob a sua responsabilidade, que incluía linhas de impedimento estavam erradas.

  O que vimos não era exatamente aquilo. E imagine-se uma final com a participação do Brasil, quando o único gol é assinalado pela seleção brasileira e anulado pelo árbitro devido a um óbvio impedimento. Se o Brasil perde a Copa devido a esse fato hipotético, imediatamente recorrerá ao tribunal da FIFA e não será de duvidar que a entidade soberaníssima anule o resultado do jogo e dê a vitória ao time verde-amarelo, alegando que o árbitro errou.

  No país do Mensalão e da corrupção tudo pode acontecer, até os dentes incisivos superiores do Suarez podem ser decisivos para o resultado final da Copa. Ao contrário do Peru, que aceitou ser goleado pela Argentina por 6X0 na Copa de 1978, todos sabem que o Uruguai não é comprável. Tanto é assim que venceu a Copa de 1950. O próprio Brasil é suspeito de ter amolecido contra a França na final da Copa do Mundo de 1998. Resultados podem ser manipulados e esta Copa é suspeita de ter seu resultado final arranjado nos bastidores muito antes de começar.

  A própria torcida do Chile ficou desmotivada quando soube que o seu time iria enfrentar o Brasil. E não devido ao belo futebol brasileiro, que ainda não apareceu.

Um comentário:

  1. Muito boa análise sobre os fatos nada sutis que permeiam a conquista da copa pelo Brasil. É nosso país mostrando a cara (ou os dentes) mais uma vez. Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...