quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SIGLAS E SALAMALEQUES



Não tenho nada contra o PC do B, a não ser o nome. Partido Comunista fica demais. Marx se revoltaria se estivesse vivo. De comunista é, no máximo, um placebo, um fac-símile, um similar antiético, um quase, uma lembrança, uma nostalgia retórica.

     O PC do B poderia continuar com a mesma sigla, mas seria mais sincero consigo mesmo se assumisse o nome de Partido Centrista do Brasil. Ou Partido dos Conformistas Brasileiros. Outras possibilidades: Partido Caviloso do Balacobaco, Partido Candido dos Bonachões, Partido Circunspecto do Bolor, Partido Cívico do Buquê, Partido Caricato do Blefe.

     Mas acho que Partido Centrista do Brasil fica mais adequado com a sua postura política.

     Não é só o PC do B que tem um nome que não condiz com a ação dos seus representantes. Observem que o PSB (Partido Socialista Brasileiro) é tudo, menos socialista. Consegue a façanha de ficar à direita do PC do B – se isso for possível. Por que não trocar para Partido Sofisticado do Bulevar? Não seria mais bonito?

     O PT, todos sabem que é o Partido dos Trapalhões, com tantas tendências internas que não sabe exatamente quem é, de onde veio ou para onde vai. É um partido hamletiano. Grande amigão da Globo e das Forças Armadas, sempre que se olha no espelho não gosta do que vê e pergunta “Ser ou Não Ser?”. Eis a questão: as siglas dos partidos brasileiros estão quase todas erradas.

     Vejam o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). É quase tão direitista quanto o PT. Ou talvez sejam iguais, mas como não dá para ocupar o mesmo lugar no espaço, ficam brincando de trocar de lugares. Agora, se fosse Partido da Suprema Direita Brasileira, seria mais honesto.

     O PPS (Partido Popular Socialista), que conseguiu ser uma divergência ainda mais direitista do PC do B, convenhamos, ficaria melhor como Partido dos Postulantes Solícitos. Muito melhor, não acham?

     O PDT (Partido Democrático Trabalhista) já foi democrático e trabalhista, mas depois que passou a fazer salamaleques para o poder, em troca de um ou dois ministérios e mais passagem para o ônibus, ficaria ótimo como Partido Discípulo Teórico, ou, se preferirem, Partido Dadivoso Taciturno.

     O DEM (Democratas) não ficaria perfeito como Demagogo? Se bem que iria fazer inveja aos demais partidos. Então, por que não Demoroso ou Demostênico?

     E o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), que tem em suas fileiras tantas ilustres estátuas falantes, que pensam estar em movimento?

     Eterna base do governo – seja qual for o governo -, devorador de ministérios e mordomias, com o nome de Partido do Moribundo Dandismo Balbuciante refletiria o seu estado letárgico.

     E tantos outros partidos, que deveriam trocar o nome, mas conservando as siglas. O PR (Partido da República) ficaria mais à vontade como Partido do Rebanho. Ou Partido Receoso. Nunca como Partido Rebelde.

     E o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que nada mais faz além de nada fazer? Não ficaria bem como Partido Trôpego Baldoso?

     Agora surgiu o PSD (Partido Social Democrático) que quer competir com o PMDB, PC do B, PSD, PR e outros que tais na caça ao tesouro através da vassalagem.

     “Social” e “Democrático” são palavras que outros partidos usam com o mesmo sentido estéril, mesmo apelo oco. Sugestão: Partido Sócios Decadentes. Ou Partido Sonífero Defasado. Ou outro nome similar.

     Os partidos que fingem nos representar no Congresso e outros lugares menos visíveis são todos similares. Raramente surge algum genérico, ou ético. A sua atuação é tão secreta, ou discreta, que sequer percebemos os efeitos. São como placebos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...