terça-feira, 11 de outubro de 2011

UMA QUESTÃO DE KARMA




Neste Dia da Criança visite a criança que mora em você. Que bonito, não é? Algumas pessoas que catam lixo em frente à minha casa, quando interrogadas se gostariam de visitar a criança que mora neles – no Dia da Criança – disseram, estranhamente, que não.

     Devem ser pessoas insensíveis, ou que foram perdendo a sensibilidade desde crianças, quando lhes diziam que, quando adultos, a vida seria bela. Cresceram e foram catar lixo. É claro que antes disso passaram por outras aventuras, mas estava escrito nas estrelas que acabariam catando lixo. Uma questão de karma.

     Os espiritualistas dizem que não é bem assim, mas os muito espíritas afirmam que tudo é uma questão de karma. Os que sofrem foram muito maus em outras vidas e os que não sofrem foram bonzinhos. A mesma teoria do céu e inferno católicos, com a diferença de muitas vidas pelo meio. E a palavra karma.

    O nosso destino já estaria traçado antecipadamente e não adianta lutar. É claro que existe o livre arbítrio, mas é um livre arbítrio até certo ponto. Depois daquele ponto é karma. Os donos do mundo adoram essa explicação. É a explicação que os torna ainda mais donos do mundo. Afinal, ninguém é dono do mundo se foi muito mau em outras vidas. Ser dono do mundo é uma recompensa.

     Ser escravo é pagar um karma. Perguntem aos palestinos, que são escravos dos judeus. Estão pagando um imenso karma. E os povos africanos que foram e continuam sendo escravizados? Que karma gigantesco!

     O que tudo isso tem a ver com o Dia da Criança? Mas não é óbvio? Milhões de crianças estarão felizes no seu dia, ganhando presentinhos e sendo afagadas, enquanto outros milhões de crianças – devido ao seu grande karma – estarão apenas chupando o dedo. Um dedo sujo, mas há que diga que a sujeira contém microorganismos que alimentam. Daí a mania dos muito pobres e famintos de chuparem o dedo.

     No Dia das Crianças, onze mil crianças morrerão de fome no mundo inteiro. Não só no Dia da Criança, mas também nos dias anteriores e posteriores ao mais xúxico dia do mundo. Talvez sejam mais de onze mil por dia, porque esta é uma avaliação da ONU e a ONU costuma avaliar para baixo quando se trata de fome ou morte. Mas perguntem aos muito espíritas se essas mortes não são uma questão de karma...! Afirmarão que é melhor morrer que passar fome, mesmo que seja morte de fome. Dirão que os espíritos dessas pobres crianças que morrem de fome reencarnarão futuramente no seio de família ricas - que tem bom karma, e, por isso, são ricas - e não morrerão de fome.

     Tudo é muito simples para os muito ricos e muito espíritas e não é por acaso que o Muito Espiritismo é a religião do momento entre ricos e pobres. Explica tudo e diz que lutar é muito bonito, mas desnecessário. Os pobres necessitam de explicações e os ricos pensam que a sua rica missão é explicar aos pobres porque são pobres.

     Uma das explicações é que se a pessoa se esforçar e, principalmente, não se revoltar, o seu karma poderá ser cumprido ainda nesta vida! Não é maravilhoso?

     Mas não deve se revoltar ou o karma aumentará. Tomem cuidado, crianças! Podem ajudar papai e mamãe a catar lixo, mas nunca considerar que a vida é injusta com vocês. Esta é uma vida de aparências e o que interessa é o que está lá em cima. Não se sabe exatamente o que seja “lá em cima”, porque a Terra é quase redonda e gira no espaço e o espaço não tem lados, ou “acima” e “abaixo”. Neste caso, pensem em dimensões. Em mundos inferiores e mundos superiores. E não se preocupem com este mundo. Tudo aqui é ilusão. Menos o karma.

Um comentário:

  1. Embora simpatizante da Doutrina Kardecista em muitos pontos básicos, tenho o cuidado de estudá-la sempre que posso, para que a religiosidade não me tire o senso crítico. E baseada nisto concordo parcialmente com o texto postado. Acredito que a questão do karma e livre arbítrio é muito complexo para ser aqui esplanada. Tenho comigo que coexistem. Parabéns pela opinião sincera à respeito de tema delicado.
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...