segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

RONALDINHO CARIOCA


Como gaúcho e gremista acredito que Ronaldinho fez muito bem em escolher o Flamengo. E também acho que Ronaldinho deveria tirar o apelido de “Gaúcho”. Não se torna mais necessário. Se era para distinguir do outro Ronaldo, o Fenômeno, não há mais necessidade. Agora todos sabem quem é quem.

     Não é para querer ofender o povo carioca, mas acredito que seja consenso entre os gaúchos que Ronaldinho deveria adotar o apelido de “Carioca”. Ficaria mais adequado para ele. Claro que Ronaldinho nasceu em Porto Alegre e tem direito de ser chamado de “gaúcho”. Mas esse apelido, que apenas especifica o seu lugar de nascimento, torna-se, agora, demasiado.

     Além disso, a palavra gaúcho não designa apenas quem nasceu aqui no Rio Grande do Sul. Os catarinenses, com toda razão, são gaúchos, e a maioria dos paranaenses tem um sentimento de gauchismo. E não só no Brasil. Gaúchos, ou “gauchos”, são os uruguaios, os argentinos e os paraguaios, sendo que o Rio Grande é o centro dessa nacionalidade. Aqui se cultiva, talvez mais acentuadamente, no Brasil, o espírito de gauchismo.

     Há quem queira dizer que existe uma “ideologia do gauchismo”. Até já li algo a respeito. Ledo engano. Ser gaúcho é, antes de tudo, um estado de espírito agradavelmente nacionalista. As nossas crianças, quando aprendem as primeiras letras, e até antes, ficam sabendo que são brasileiras. Mas o professor ou professora sempre acrescenta: “e, além disso, você é gaúcho”. Aos poucos, as crianças aprendem, sem que sejam necessárias grandes teorizações, o que é “ser gaúcho”.

     E “ser gaúcho” tem a ver com honra, unidade nacional em torno de uma mesma história e cultura, sentimento interno de força que faz com que os gaúchos de verdade suplantem os maiores obstáculos sem nenhum queixume. Porque ser gaúcho é transcendência. Sem querer desfazer dos demais estados do Brasil, o gaúcho sabe que tem “algo mais”.

     Da mesma forma que o mineiro, o baiano, o macuxi, e todos aqueles povos que cresceram em torno de valores e tradições e formam o Brasil.

     Mas, infelizmente, desconfio que aqueles dois estados do sudeste que dominam o Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro – não cultivem esse sentimento de nacionalismo próprio. O paulista é um aglomerado de pessoas de diversos estados, que procuraram ali o seu ganha-pão. Diversas culturas que ainda tentam organizar-se em uma só cultura. Tanto que os paulistas acreditam que a sua atual música regional tem o nome de “country” – mesmo que a música não represente toda a cultura de uma região ou estado.

     Não se percebe uma cultura nativa de São Paulo. Se há uma cultura, deve ser a do “crescimento acelerado”, adotada por Dilma. Algo assim como “vamos crescer de qualquer jeito, mesmo que seja necessário destruir o resto do Brasil, porque o que interessa é nóis”.

     O Rio de Janeiro é aquela coisa leve e suave. "Cartão postal do Brasil", Cristo Redentor, Ipanema, Copacabana, samba, futebol e até a ilusão da beleza das favelas cariocas. Podem chamar isso de cultura, mas acho muito pouco. As raízes daquela cultura estão à beira d’água salinizada. Capital do Brasil por muito tempo, arrogou-se o direito, junto com São Paulo, de dominar o nosso país.

     E agora, com o petróleo do pré-sal, valha-nos Deus! Em plena época do supremo capitalismo no Brasil, o Rio de Janeiro orgulha-se de ser o Estado mais rico. Isto, devido ao Lula, que também deveria ser chamado de Lula “Carioca”, assim como o Ronaldinho. Lula decretou que o dinheiro da extração de petróleo deve ficar apenas no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

     Ele tem o direito de vetar – o que é um estranho direito, quando se diz que o Brasil é uma democracia. E vetou a emenda Ibsen Pinheiro, que previa a distribuição dos royalties da exploração do petróleo para todos os estados da federação. Isto, na pressuposição de que o petróleo é brasileiro e não apenas carioca.

     E são 26 estados, mais o Distrito Federal. Mas Lula vetou a emenda. E Dilma não fará diferente se a emenda for reapresentada. E o dinheiro do petróleo ficará apenas nos estados onde é extraído: Rio de Janeiro e Espírito Santo. Algumas migalhas irão para os outros estados. Mais uma prova de que o Congresso Nacional não tem força alguma e de que a União não é uma união.

     Às vezes eu fico pensando se o verdadeiro presidente do Brasil não seria o Sérgio Cabral... Com Dilma apenas fazendo a frente.

     Além disso, Rio e São Paulo são o centro da cultura brasileira. Por ridículo que isso seja. Explicando melhor, naqueles dois estados é criada uma “cultura”, que é chamada de brasileira, e espraiada para todos os demais estados do Brasil como sendo uma “cultura brasileira”. Faz parte da estratégia de dominação daquele centro de poder: vender um Brasil mentiroso para os demais brasileiros.

     Assim como os Estados Unidos nos vendem um mundo mentiroso - através das suas agências de informação, que tem as suas “informações” reproduzidas pelas redes de televisão brasileiras.

     Da mesma maneira, e usando a mesma estratégia, as grandes redes de televisão com sede no Rio e em São Paulo nos passam uma visão distorcida de um Brasil irreal através das suas novelas, núcleos informativos, entrevistas, etc. Tudo centralizado naquele pequeno eixo, como se o Brasil se limitasse ao que eles querem que acreditemos que seja Brasil. Uma visão norteamericanizada, porque paulistas e cariocas adoram norte-americanos.

     Percebem que eles – as redes de televisão deles – nunca, ou quase nunca informam sobre a América do Sul e Caribe, a não ser em caso de desastre, golpe de estado ou para criticar governos que não estão a mando dos Estados Unidos?

     A idéia é passar para os demais brasileiros que nós somos parecidos com os Estados Unidos, e devemos seguir a sua ideologia, e que fazemos parte da América do Sul por acidente.

     Nós, aqui no sul, percebemos isso claramente. Talvez por termos uma cultura própria, um modo de pensar e de agir que é somente nosso; talvez por formarmos uma nação de verdade.

     Mas percebemos, também, que muitos que nascem aqui, aqueles de uma mentalidade mais mesquinha e de pouco capacidade crítica, facilmente se deixam enganar pela subcultura do eixo Rio-São Paulo. De tal maneira, que gostariam de ir morar naqueles estados. São os que se transformam em malandros e chiam quando falam. Para esses, pagaríamos até a passagem de ida, mas só de ida.

     Mais uma razão para o Ronaldinho ficar no Rio de Janeiro: é lá que está o dinheiro. É lá que estão as grandes redes de televisão e toda a propaganda em torno de um Brasil idealizado por elas. É lá que se realizam grandes festas, torneios e campeonatos e outras coisas grandiosas e leves para agradar os olhos e o coração do povo mais ingênuo. Lá também se mata diariamente, por ordem do governo, mas o Ronaldinho é muito rico e deve ter muitos guarda-costas.

     Aqui no Rio Grande do Sul, a nossa riqueza é a honra, o orgulho, as tradições, a cultura, a força e a união. Ou, como gritou Sepé Tiaraju para os invasores mamelucos (que era o apelido dos paulistas): “Esta terra tem dono!”.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Nada tenho de pessoal contra paulistas e cariocas, mas o que foi passado nesta matéria é muito interessante sob os pontos de vista abordados. Tenho orgulho de de ser gaúcha, e respeito todos os estados brasileiros com suas características próprias e não centralizadas. Parabéns!
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldinho Carioca !!1 Ronaldinho Catalão !!!!!! Acho que por ser ídolo do Barça, creio que lhe caia melhor Ronaldinho Catalão !!!!

    Costa.

    Abraços, Fausto.

    ResponderExcluir
  3. Percebo que o importante não é o Ronaldinho nesta matéria. Na verdade, ele é um idiota dominado pelo irmão. O que o texto me passou, e concordo, foi a dominação do eixo Rio-São Paulo sobre o restante do Brasil. Dominação midiática e econômica. Mas gostaria de acrescentar que o governo depende daqueles dois estados e é cúmplice dessa dominação. Não entendi um dos comentários que fala em Ronaldinho Catalão (???). Mas, considerando que o semianalfabetismo no Brasil é muito grande (sem querer ofender os brasileiros, que prezo muito)e a capacidade de interpretação de informações bastante diminuta, não devemos nos apoquentar com isso.

    Boa matéria. Desnecessário um explicador.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...