segunda-feira, 28 de março de 2011

A INVASÃO


A OTAN avisou oficialmente que vai tomar conta das ações em território líbio dentro de 48 horas. Nenhuma novidade. O estranho é o tempo que demorará, porque é apenas uma questão de trocar de roupas. Mas o império, como é vasto e gordo, deve demorar muito para tirar as roupas da “coalizão” e vestir as roupas da OTAN.

     É claro que, sendo a OTAN, serão acrescentados mais alguns países ao que era, antes, a “coalizão”. Os Estados Unidos já abandonaram oficialmente a invasão da Líbia e agora somente participarão, oficialmente, das atividades da OTAN na referida invasão, que é chamada de ‘intervenção’.

     É uma invasão oficial, respaldada pela ONU. Significa que os cinco ou seis países que iniciaram a invasão, através de bombardeios humanitários para defender os rebeldes que se localizavam apenas em Benghazi, e talvez não chegassem a três mil pessoas, muitas delas soldados mercenários que entraram através do Egito, em um país de mais de seis milhões de pessoas, serão aumentados para 26 países invasores.

     Tudo por razões democráticas. Acabar com o que eles apelidaram de ditadura na Líbia.

     Mas não participarão soldados de todos os países filiados à OTAN. Provavelmente apenas as grandes potências, lideradas por generais dos Estados Unidos que, por sua vez, serão instigados pela venerável secretária de Estado, Hillary Clinton – o que dará um tom de hilaridade à guerra e deixará todos mais descontraídos. Para assassinos profissionais fardados, matar é sempre hilário, divertido, agradável, principalmente quando o inimigo é mau, fala grosso e custa a se render. Nesse caso, é necessário matá-lo. De preferência, matá-lo oficialmente.

     Que fique claro para todos que é uma invasão humanitária para acabar com o regime de Kadhafi e, de preferência, acabar com o próprio Kafhafi – dentro da lei, é claro – e dar ao povo líbio uma liberdade democrática tão grande que agradecerá hasteando a antiga bandeira da monarquia e entregando os seus poços de petróleo aos invasores.

     E o mundo inteiro aplaudirá. Quase o mundo inteiro. Muitos países resmungarão e se sentirão atingidos indiretamente. Mas a imprensa dirá que todos ficarão felizes. E quase todos acreditarão na imprensa, porque a grande maioria prefere a mediocridade ao difícil trabalho de raciocinar.

     Aqui, até partidos de esquerda estão aplaudindo a invasão. Um deles, que se diz de esquerda, tem uma nova teoria para justificar a invasão: Kadhafi deve ser derrubado, mesmo que por forças do império, mas deve-se fazer de tudo para que o império não invada a Líbia; mas, se o império não invadir a Líbia, Kadhafi não será derrubado, então...

     No Brasil tem de tudo. Até partidos de direita explícita que se fazem passar por esquerda festiva.

     Mas o PC do B, o PCB o PSOL, o PCO - e até o PT, que nessas horas quer parecer de "esquerda" - denunciam a invasão; enquanto os partidos de direita exultam e o PMDB espera os acontecimentos se desenrolarem para decidir-se pelo lado vencedor, como convém a um partido de centro.

     O governo se mantém como o PMDB: espera. Mas já deu indícios claros de que deseja participar desse império democrático que oferece tantas oportunidades aos seus aliados. O último desses indícios foi declarar que concorda com os Estados Unidos em tudo, inclusive no que respeita investigar a situação dos direitos humanos no Irã.

     Este governo é da Dilma e não do Lula, e a Dilma está muito preocupada porque as mulheres do Irã usam a burca. Provavelmente, depois da vitória da OTAN, Dilma envie congratulações aos vencedores.

     Enquanto isto, a invasão da Líbia continua. O objetivo é tomar as cidades portuárias, em primeiro lugar. Nessas cidades, como Trípoli e Benghazi, estão situadas as plataformas de exploração de petróleo e os gasodutos. Depois disso, regularizado o escoamento desses produtos para a Europa, controlado o preço do petróleo, a idéia é dividir a Líbia. Já foram escolhidos até os nomes: Tripolitânia e Cirenaica. Talvez acrescentem uma terceira parte. O povo líbio será avisado depois.

     E ficará o aviso também para os demais países do mundo. O Brasil inclusive. O olho do império tudo vê e está postado acima da pirâmide de treze degraus desenhada na nota de 1 dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...