sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUAL A MAIOR CORRUPÇÃO?


Assisti parte de um programa onde vários especialistas em Brasil discutiam a corrupção. Em dado momento, um deles disse que a corrupção existe em vários níveis, desde a pequena corrupção – que seria a do PM que faz um lanche e não paga -, passando pela corrupção média – o nosso “inocente” jogo do bixo – até a corrupção nos altos escalões do Governo, como assistimos diariamente, entre choros e declarações de amor de ministros acusados, que dizem que são puros, inocentes, e que só fazem o que deles é esperado e anteriormente combinado e que maldita seja a imprensa que denuncia.

     Qual a maior corrupção? Tenho comigo que corrupção é corrupção, independente do tamanho, do grau ou do nível e que o policial que se acostuma a não pagar pelo seu lanche se um dia estiver em um cargo maior, com certeza continuará corrupto. A diferença é que o prejudicado, no primeiro caso, é apenas o dono da casa de lanches, enquanto que o deputado, o senador, o ministro, o desembargador, o presidente ou a presidente ou qualquer outro que seja corrupto ou conivente com a escancarada corrupção que a imprensa amaldiçoada não só pelo partido governista denuncia e revela todos os dias, e não somente aos sábados, será tão corrupto(a) quanto aquele policial, mas estará afetando um número imenso de pessoas.

     Corrupção não é somente roubar às escâncaras. Também é preparar o roubo, a manipulação, o engano, a mentira. Quem se acostuma a enganar e a mentir já é um corrupto por natureza. Quem gosta de esconder a verdade, maior corrupto será.

     Por falar, a “Comissão da Verdade”, da forma que está sendo organizada, com o Governo em aliança subordinada aos militares para que nada ou quase nada seja revelado, e, se for descoberta alguma coisa mais grave, ninguém será punido ou talvez não seja revelada antes de 25 ou 50 anos, não é uma maneira de mentir? Não é uma forma de corrupção, porque a verdadeira verdade nos será negada e a mentira oficial continuará prevalecendo?

     O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro que foi parado em uma blitz – conforme matéria de Mariana Lessa, na Folha.com, do dia 25/11/11 - e deu ordem de prisão a um dos integrantes da operação, alegando que, por ser uma autoridade, não deveria ser fiscalizado não estava pensando estar acima da lei e negando aquele princípio que a Lei – pelo menos a Lei – é igual para todos? Não é uma enganadora maneira de pensar acreditar-se acima da lei? Quantos senhores e senhoras que exercem cargos iguais ou semelhantes não se imaginam acima da lei? Isso não é uma forma de corrupção, quase idêntica àquele policial que não paga o seu lanche?

     A ausência de licitação para a Copa de 2014 não é corrupção? O time do ex-presidente Lula ganhando 800 milhões de reais para construir um novo e desnecessário estádio não é corrupção? Ou é apenas o “jeitinho” brasileiro de agradar aos fiéis torcedores e eleitores?

     O novo Código Florestal que perdoa os desmatadores e lhes dá a possibilidade de desmatar ainda mais e o quanto quiserem não é uma descarada corrupção contra a natureza e contra todos nós que dela fazemos parte?

     A construção de hidrelétricas devastadoras não é uma imperdoável corrupção contra a natureza e os verdadeiros donos da terra?

     Não corrompem a Constituição quando favelas são invadidas e pessoas são revistadas e presas, em clara tentativa de marginalizar a pobreza?

     E os diversos livros proibidos no Brasil? Não é uma tentativa de corromper a sua capacidade de crítica? De manipular a sua opinião? Como se você fosse uma criança, sem capacidade de discernir o certo do errado?

     Qual é a maior corrupção?

     A manipulação das informações pelos meios de comunicação, para que você saiba somente uma parte da verdade do que acontece no Brasil e no mundo - e seja induzido a acreditar em determinadas “verdades” - não é corrupção? Ou você gosta de ser manipulado?

     Ser manipulado não é o mesmo que ser corrompido?

     Acreditar que o consumismo é a principal razão de viver não é uma maneira consciente de se deixar corromper apenas pelos bens materiais?

     As pessoas estão nas ruas. Milhões de pessoas, em diversos países, não estão mais aceitando tanta corrupção e mentira. Não estão aceitando ter a sua vida degradada para que políticos, banqueiros e empresários engordem com a fome, a morte e a mentira. As pessoas estão começando a dizer não e os corruptos de todos os países estão assustados.

     Muitos muros estão sendo derrubados em outros lugares, porque há a necessidade de novos horizontes e maior visão.

     Quando começaremos?

Um comentário:

  1. Ótima postagem sobre a palavra chave: "corrupção"! Os ângulos apresentados são muito interessantes e às vezes despercebidos. Muito boa análise sobre o tema. Visto assim dá o que pensar.
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...