sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

BRASIL, O FÓSSIL DO DIA NA COP 17


Enquanto Dilma está na Venezuela, fazendo o possível para esvaziar a formação de uma aliança de países latino-americanos não alinhados com os Estados Unidos e Canadá e enquanto Marcos Valério é preso por fraude em Belo Horizonte, prisão que não durará muito tempo, porque os muito ricos e influentes não ficam na cadeia, e Fernando Henrique está no Chile para elogiar o governo de Dilma, dizendo que em 11 meses de governo ela forçou a renúncia de cinco ministros acusados de cometer supostas irregularidades e Carlos Lupi passa o seu último final de semana como ministro, o Brasil ganha um merecido prêmio em Durban, na África do Sul, onde está sendo realizada a 17ª Conferência Climática, destinada ao mesmo fracasso das anteriores.

     O Brasil está em Durban, representado pelo seu insosso e antiecológico governo e por algumas ONGs do mesmo governo, e acaba de receber o prêmio de Fóssil do Dia.

     É uma premiação promovida pela Climate Action Network (CAN) que escolhe em cada dia da Conferência do Clima o país que fez o seu “melhor” para bloquear o progresso das negociações da COP.

     De acordo com os jurados, o Brasil ganhou o prêmio por causa da votação do novo Código Florestal, no Congresso brasileiro. No pódio do "fóssil do dia", o Brasil foi acompanhado da Nova Zelândia, em segundo lugar, do Canadá.

     “O que o Brasil vem pedir aqui, se dentro de casa a nova lei cria oportunidade para que as emissões de gases do efeito estufa sejam muitas vezes mais elevadas do que é emitido hoje pelo país?”, diz o comunicado da CAN.

     De acordo com a CAN, caso a nova lei brasileira seja aprovada, “será um desastre para as florestas do Brasil, para o clima, para os índios , para a defesa da biodiversidade e principalmente os serviços ambientais”. Esta é a primeira vez que o Brasil é nomeado o “fóssil do dia”. A CAN promove a votação desde 1999, nas negociações climáticas em Bonn, na Alemanha.

     É o reflexo de um governo fossilizado ecologicamente. Temos fósseis não só nos ministérios – que oferecem fósseis corruptos – como no Palácio do Planalto, onde vegetam estranhos seres que odeiam a natureza, e nas duas casas do Congresso, poluídas por fósseis e vermes de todas as cores, onde somente poucos tentam ser brasileiros, enquanto a grande maioria tem somente interesses pecuniários a defender.

     E são esses interesses que uniram PT e fósseis aliados com PSDB e DEM para, juntos, dentro da mesma mentalidade fossilizada e interesseira, criarem o novo Código Florestal, que permitirá uma devastação ainda maior no país que deveria ser de todos os brasileiros.

     Todos vêem o que está acontecendo na terra do carnaval, menos a grande maioria do nosso povo – domesticada, subjugada, amansada, alienada –, que está muito preocupada com o mês oficial do consumo e com o provável campeonato que será conquistado pelo time do Lula, no próximo domingo.

     Também está preocupada com novelas, porque às massas quietas são concedidos pequenos prazeres em forma de dramas e comédias.

     Não se sabe fossilizada a grande massa que deseja apenas o prazer, e elegeria de novo os mesmos fósseis entre fósseis – como FHC, Lula e Dilma – que prometem diários nirvanas, a liberdade de não pensar e a ansiosa expectativa do próximo grande jogo de futebol.

Um comentário:

  1. É Fausto, a clássica - e sempre atual - dupla Pão e Circo continua e continuará sendo uma ferramenta anestésica nas mãos de governos burros e governantes preocupados com a manutenção do poder. Grande decepção esse governo "que veio do povo". Muito lúcido o seu texto. Abs

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...