sábado, 3 de dezembro de 2011

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO VIGIADO


Todos aqueles brinquedos eletrônicos – como computadores e telefones celulares de todos os tipos – que você tem e utiliza diariamente, fazendo com que seja um consumidor nota dez são “cavalos de Tróia”, espiões que passam às agências de pelo menos 25 países (o Brasil incluído) os seus pensamentos, gostos, ações, manias e desejos.

     Isto é o que o WikiLeaks informou esta semana, reportando sobre um sistema de espionagem global baseado nas novas tecnologias de informação.

     “Quem tiver um iPhone, um BlackBerry ou um correio eletrônico de Gmail será espionado” – disse Julian Assange, depois que o WikiLeaks voltou a revelar novos documentos.

     “Desta vez divulgamos mais de 287 arquivos que documentam a realidade da indústria internacional da vigilância de massas, que agora vende equipamentos tanto a ditadores como a democracias, para vigiar populações inteiras” – denunciou o jornalista de 40 anos em uma entrevista na última quinta-feira, em Londres.

     “Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, afirma o documento do Wikileaks.

     Devido a pressões de Washington, o site WikiLeaks tinha cessado de veicular a publicação de documentos secretos, por falta de fundos, no que Assange qualificou de “bloqueio financeiro arbitrário e ilegal” das empresas estadunidenses Bank of America, Visa, Mastercard, Paypal y Western Union.

     Mas o WikiLeaks voltou e publicou o que chama de “The Spyfiles” – arquivos sobre espionagem – revelando a atividade de cerca de 160 companhias em 25 países, que desenvolvem tecnologias de rastreio e vigilância às pessoas, através dos telefones celulares, contas de correio eletrônico e histórico de busca na Internet.

     “Nos últimos dez anos, sistemas para espionagem indiscriminada em massa tornaram-se a regra. Empresas de inteligência como a VasTech vendem secretamente equipamentos que registram de forma permanente chamadas telefônicas de nações inteiras. Outras gravam a localização de cada telefone celular em uma cidade (...). Sistemas para infectar cada usuário do Facebook ou de Smartphone de um grupo inteiro de pessoas estão no mercado de inteligência”, diz o documento do Wikileaks.

     O WikiLeaks promete voltar à carga ainda este mês e no início de 2012, revelando mais documentos sobre esse sistema global de espionagem que investe sobre os direitos civis de cidadãos de, por enquanto, 25 países com sobradas tendências despóticas. O Brasil incluído.

Um comentário:

  1. É por essas e outras, que dou o mínimo de informações em redes sociais, e menos por reacionarismo e mais por gosto, meu companheiro inseparável é o velho e bom rádio. Lendo matérias como essas, desconhecidas por mim até pouco tempo, acho que estou certa. Ótima postagem com devidas informações!
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...